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A importância de uma aplicação móvel e principais funcionalidades no acesso a serviços em hotéis de luxo

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCosta, João Emanuel Gonçalves Santos
dc.contributor.advisorMendes, Susana Luísa da Custódia Machado
dc.contributor.authorAlmeida, Jéssica Noronha da Silva
dc.date.accessioned2024-01-05T16:05:49Z
dc.date.available2024-01-05T16:05:49Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.description.abstractDe acordo com alguns estudos, os turistas, principalmente aqueles que fazem parte do segmento de luxo, criam expectativas elevadas quanto às experiências que irão vivenciar durante a sua estada num hotel dessa natureza. Neste sentido, a ausência de um serviço personalizado neste sector (em particular, no segmento de luxo) evidencia-se como um fator relevante, cuja lacuna deve ser alvo de discussão e reflexão, por forma a criar soluções inovadoras. De facto, a inovação tecnológica pode ser uma importante e atual estratégia para as empresas que procuram destacar-se no mercado hoteleiro, uma vez que os clientes (principalmente os do segmento de luxo) demonstram preferências e necessidades cada vez mais exigentes e personalizadas. Assim, tendo em conta as rotinas diárias associadas aos hotéis, a exploração de ferramentas digitais pode de facto promover um tratamento mais personalizado. É neste âmbito que surge o projeto, resultante da experiência profissional vivida no The Yeatman Hotel (localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal), onde o atendimento aos hóspedes é realizado de forma standard e sem registo das suas preferências. Por outro lado, também se constatou que a tecnologia não tem sido explorada de acordo com as capacidades que o The Yeatman Hotel dispõe, uma vez que não lhe é dado qualquer relevo para auxiliar na personalização das experiências/preferências dos hóspedes. Assim, por forma a conhecer o padrão de comportamento dos turistas, frequentadores de hotéis do segmento de luxo, em relação à utilização de novas tecnologias nas suas viagens turísticas, foi aplicado um inquérito por questionário na cidade do Porto. O inquérito foi aplicado a 392 turistas, de ambos os sexos, durante os meses de maio, junho e julho de 2023. Desta forma foi possível caracterizar este tipo de turistas no que respeita à valorização na utilização da tecnologia durante a viagem. Com base nos resultados obtidos, foi possível direcionar a criação de um protótipo. de uma aplicação móvel, integrado no hotel, onde o cliente tem acesso aos serviços e às informações da sua hospedagem, acesso a um atendimento mais rápido e personalizado, cujos benefícios atuam como motivação à sua fidelidade. Na análise dos resultados, pode-se verificar que a maioria dos inquiridos, demonstrou estar à vontade com a implementação de inovação tecnologia no turismo e facilidade na utilização de aplicações móveis. Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o hotel e os seus clientes, é percetível que a adoção de inovações tecnológicas é, portanto, algo já esperado pelos clientes do segmento de luxo.pt_PT
dc.description.abstractAccording to some studies, tourists, especially those who are part of the luxury segment, create elevated expectations regarding the experiences they will experience during their stay in a hotel of this nature. In this sense, the absence of a personalized service in this sector (in particular, in the luxury segment) stands out as a relevant factor, the gap of which must be the subject of discussion and reflection, to create innovative solutions. In fact, technological innovation can be an important and current strategy for companies looking to stand out in the hotel market, as customers (especially those in the luxury segment) demonstrate increasingly demanding and personalized preferences and needs. Therefore, considering the daily routines associated with hotels, the exploration of digital tools can in fact promote more individualized treatment. It is in this context that the project arises, and because of the professional experience lived at The Yeatman Hotel (located in Vila Nova de Gaia, Portugal), where guest service is provided in a standard way and without recording the history of their preferences. Even so, we observed that technology has not been used in accordance with the capabilities that The Yeatman Hotel presents, as it is not given any importance to help personalize guests' experiences/preferences. Therefore, to understand the behavior pattern of tourists, who frequent hotels in the luxury segment, in relation to the use of innovative technologies in their tourist trips, a questionnaire survey was conducted in the city of Porto. The survey was applied to 392 tourists of both sexes, during the months of June and July 2023. In this way, it was possible to characterize the tourists for their appreciation of the use of technology during the trip. Based on the results obtained, it was possible to direct the creation of a mobile application prototype, integrated into the hotel, where the customer has access to services and information about their accommodation, access to faster service and a progressive increase in benefits that function as a response and motivation for your loyalty. When analyzing the results, most respondents demonstrated that they were comfortable with the implementation of technological innovation in tourism and easy adaptation to mobile applications. With the objective of strengthen the relationship between the hotel and its customers, the adoption of technological innovations is therefore something that customers in the luxury segment have already expected.pt_PT
dc.identifier.tid203447050pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9187
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo de Luxopt_PT
dc.subjectProtótipopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectRelacionamentopt_PT
dc.subjectAplicação móvelpt_PT
dc.subjectLuxury Tourismpt_PT
dc.subjectPrototypept_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectRelationshippt_PT
dc.subjectMobile Apppt_PT
dc.titleA importância de uma aplicação móvel e principais funcionalidades no acesso a serviços em hotéis de luxopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapt_PT

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