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A velhice é uma parte do ciclo de vida do Homem e é uma questão que preocupa a atualidade da sociedade portuguesa. Envelhecer não é um fenómeno simples e contemporâneo e a velhice varia consoante a história individual e os elementos que a definem.
A realidade social, de uma população cada vez mais envelhecida necessita de uma reflexão sobre as infraestruturas, os apoios e políticas sociais e da saúde.
As características e as mudanças de papéis que sucedem na terceira idade, tendencialmente colocam os idosos numa posição mais frágil e vulnerável, na maioria das vezes isolados, carenciados economicamente e emocionalmente e em risco de exclusão social (Correia, 2010, p.6).
O trabalho de intervenção, realizado no Lar de São Francisco, em Leiria, procurou transmitir ao idoso a importância da educação ao longo da vida, através de atividades socioculturais, como estratégia educativa, contribuindo para um envelhecimento ativo.
As atividades foram realizadas de acordo com um tema e procuram combater os tempos “mortos”, desenvolvendo a mente e o espírito e procurando estimular a cognição.
O presente relatório, baseado numa intervenção socioeducativa, pretende refletir de forma crítica sobre a educação ao longo da vida, como estratégia de desenvolvimento da educação do idoso.
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Keywords
Envelhecimento ativo Educação ao longo da vida Idosos Oficina da memória Reminiscência