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Geração Millennials: Valores no trabalho, Engagement e Intenção de Turnover

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
dc.contributor.authorSilva, Jason Lima da
dc.date.accessioned2020-06-24T11:14:08Z
dc.date.available2020-06-24T11:14:08Z
dc.date.issued2020-05-08
dc.description.abstractDurante vários anos, o mercado de trabalho tem sido ocupado pelos Baby Boomers e a Geração X, mas atualmente, os indivíduos da Geração Millennials começam a integrar-se cada vez mais no mercado de trabalho. Comparando com as gerações anteriores, a Geração Millennials é a geração que demonstra as maiores diferenças, principalmente nos Valores no trabalho (valores instrumentais, valores cognitivos, valores sociais e valores de prestígio). Desta forma, o presente estudo tem como grande objetivo estudar o impacto dos Valores no trabalho da Geração Millennials no seu Engagement e Intenção de Turnover (IT). Pretende-se também verificar se este impacto no Engagement e na IT é condicionado pelo país em causa (Portugal e Luxemburgo). O questionário, que serviu como instrumento de pesquisa para a recolha de dados, foi respondido por 306 indivíduos da Geração Millennials. Dos 306 indivíduos que responderam ao questionário, 152 indivíduos trabalham em Portugal e 154 indivíduos no Luxemburgo. Os resultados revelam que os valores no trabalho da Geração Millennials têm um impacto significativo no seu nível de Engagement no trabalho. Verificou-se que as quatro dimensões dos Valores no trabalho relacionam-se positivamente com o Engagement, ou seja, os valores instrumentais, os valores cognitivos, os valores sociais e os valores de prestígio têm um impacto significativo no Engagement dos indivíduos da Geração Millennials. Isso significa, que as pessoas da Geração Millennials que dão mais importância às quatro dimensões dos Valores no trabalho, também apresentam um maior nível de Engagement no trabalho. Mas é de salientar que das quatro dimensões dos Valores no trabalho, os valores cognitivos são os que têm o maior impacto no Engagement dos indivíduos da Geração Millennials e os valores instrumentais são os que têm o menor impacto no Engagement dos indivíduos da Geração Millennials, comparando com as outras dimensões. Em contrapartida, os resultados do estudo revelam que os Valores no trabalho da Geração Millennials não têm um impacto significativo na IT. Ou seja, os resultados não mostraram a existência de relações entre as quatro dimensões dos valores no trabalho e a IT. Conclui-se também que os comportamentos no trabalho da Geração Millennials, devido à importância dada aos valores no trabalho, alteram-se de país para país. Através do estudo, percebe-se que os indivíduos da Geração Millennials do Luxemburgo apresentam um nível mais elevado de Engagement do que a Geração Millennials de Portugal. Por fim, pode-se verificar através do estudo, que o entendimento entre as várias gerações é de uma importância fundamental para as organizações. A compreensão das diferenças dos valores no trabalho da Geração Millennials, por parte das gerações anteriores, evita conflitos geracionais e melhora a integração dos indivíduos da Geração Millennials no mercado do trabalho. Desta forma, a compreensão das diferenças dos valores no trabalho das diferentes gerações, faz com que os indivíduos sintam que os seus valores no trabalho são respeitados, e deste modo, estes indivíduos apresentam maiores níveis de Engagement no trabalho. Este estudo mostra que atualmente as organizações devem ter em consideração as diferenças dos valores no trabalho (valores instrumentais, valores cognitivos, valores sociais e valores de prestígio) da Geração Millennials, pois, a compreensão dos diversos valores no trabalho pode fazer toda a diferença numa Organização, e pode-se tornar benéfico tanto para os indivíduos da Geração Millennials como para os superiores das organizações. Por um lado, é benéfico para os indivíduos da Geração Millennials, pois estes têm uma boa integração nas organizações e estão motivados na execução das suas tarefas. Por outro lado, os indivíduos que sentem que os seus valores são respeitados, apresentam um nível de Engagement mais elevado, o que é também muito benéfico para o sucesso das organizações.pt_PT
dc.identifier.tid202488047pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4954
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectValores no trabalhopt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectIntenção de turnoverpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectLuxemburgopt_PT
dc.titleGeração Millennials: Valores no trabalho, Engagement e Intenção de Turnoverpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestãopt_PT

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