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Processamento da informação e dislexia : estudo das diferenças do tempo de reacção, atenção e memória entre sujeitos disléxicos e não disléxicos

dc.contributor.authorBarroso, Marisa
dc.date.accessioned2016-05-11T08:45:49Z
dc.date.available2016-05-11T08:45:49Z
dc.date.issued2006-11-16
dc.description.abstractAs teorias do processamento da informação (PI) procuram respostas sobre o modo como o ser humano, processa a informação mentalmente (Cid, 2005). A grande preocupação centra-se na compreensão dos “fenómenos que se passam no interior da caixa negar” (Alves, 1995, pp.32 cit. Cid, 2005). Algures por todo o mundo cerca de 6 a 15%, da população (Nathan, 1979) tem dislexia. Apresentando dificuldades em aprender com problemas gerais de processamento da informação (Fonseca 1999). Nestes casos os fenómenos da “caixa negra” têm uma particular movimentação, e estas diferenças estão patentes 24horas por dia, 7 dias da semana, sendo uma dificuldade de aprendizagem para toda a vida (Frank & Livingston, 2004). Neste estudo verificamos as diferenças do processamento da informação através do tempo de reacção, atenção e memória entre sujeitos disléxicos (D) e não-disléxicos (ND). A amostra geral é constituída por 22 sujeitos de ambos os sexos, distinguida em dois grupos, o grupo de 10 D e 12 ND com idades compreendidas entre os 18 e 46 anos de idade (média ± desvio padrão de 25,40 ± 2,71). Os instrumentos de trabalho utilizados para tal propósito, foram os seguintes: o teste de barragem de Toulouse-Piéron (atenção Concentrada); O teste de memória visual Menvis-A (MV2); diversas provas de tempo de reacção (simples e de escolha) e o teste do quadro de Schultz (atenção distribuída). Os principais resultados obtidos indicam que o grupo de D são mais lentos no processamento da informação que o grupo de ND. Os resultados apontam que a atenção concentrada é semelhante entre os grupos, mas quanto à atenção distribuição o grupo de ND tem muito melhor performance que o grupo de D. Relativamente ao armazenam a informação visual a curto prazo o desempenho é semelhante para ambos os grupos. No entanto os ND reagem mais rápido aos estímulos que aparecem que os D, o que se reflecte na tomada de decisão, quando aumentam os estímulos que lhe são apresentados os D demoram mais tempo na tomada de decisão que os ND.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1806
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Desporto de Rio Maiorpt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectProcessamento da informaçãopt_PT
dc.subjectTempo de reacçãopt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.titleProcessamento da informação e dislexia : estudo das diferenças do tempo de reacção, atenção e memória entre sujeitos disléxicos e não disléxicospt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Maiorpt_PT
person.familyNameBarroso
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id3B16-4B6A-0378
person.identifier.orcid0000-0001-6847-7911
person.identifier.scopus-author-id55413146600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication8dbb1ec1-5ff2-4bc9-9d00-922f43075d69
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