Repository logo
 
Publication

O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais

dc.contributor.authorTavares, Dina
dc.contributor.authorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorMenino, Hugo Lopes
dc.contributor.authorRodrigues, Marina
dc.contributor.authorRainho, Nuno
dc.date.accessioned2018-09-11T13:14:31Z
dc.date.available2018-09-11T13:14:31Z
dc.date.issued2017-05
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Por conseguinte, apresentam-se apenas os dados relativos ao conhecimento dos estudantes sobre números racionais, no momento do seu ingresso na licenciatura, e que resultaram das suas respostas a um questionário sobre números e operações, implementado aquando do referido ingresso. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação, apesar de evidenciarem algum conhecimento dos estudantes sobre o significado da fração como razão, revelam dificuldades dos mesmos, nos conceitos mais elementares deste conjunto de números. Assim, salientam-se dificuldades no reconhecimento da maioria dos significados das frações, na construção da unidade de referência, na identificação de frações equivalentes, na comparação e ordenação de números racionais, no reconhecimento da sua densidade, bem como nas operações com estes números e na formulação de problemas a partir de expressões dadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-13-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3527
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectConhecimento matemáticopt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.titleO conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionaispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
oaire.citation.endPage315pt_PT
oaire.citation.startPage303pt_PT
person.familyNameTavares
person.familyNamePinto
person.familyNameMenino
person.familyNamerodrigues
person.familyNameRainho
person.givenNameDina
person.givenNameHélia
person.givenNameHugo
person.givenNamemarina
person.givenNameNuno
person.identifier0000000069694291
person.identifier.ciencia-idE017-F6C3-562F
person.identifier.ciencia-idB211-F250-98AF
person.identifier.ciencia-id4D1A-DB05-DF6F
person.identifier.ciencia-idAF1F-86CC-18BF
person.identifier.orcid0000-0002-4938-0855
person.identifier.orcid0000-0002-7891-2523
person.identifier.orcid0000-0002-0072-4274
person.identifier.orcid0000-0002-7604-6369
person.identifier.orcid0000-0003-3195-0386
person.identifier.scopus-author-id56519530700
person.identifier.scopus-author-id57195636193
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37
relation.isAuthorOfPublication4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59
relation.isAuthorOfPublication5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe
relation.isAuthorOfPublication44884c1c-ce25-4f01-87e3-abe91f045db1
relation.isAuthorOfPublicationfde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2017_IPCE_O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos-o caso dos números racionais.pdf
Size:
630.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: