Publication
O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais
dc.contributor.author | Tavares, Dina | |
dc.contributor.author | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Menino, Hugo Lopes | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marina | |
dc.contributor.author | Rainho, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T13:14:31Z | |
dc.date.available | 2018-09-11T13:14:31Z | |
dc.date.issued | 2017-05 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Por conseguinte, apresentam-se apenas os dados relativos ao conhecimento dos estudantes sobre números racionais, no momento do seu ingresso na licenciatura, e que resultaram das suas respostas a um questionário sobre números e operações, implementado aquando do referido ingresso. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação, apesar de evidenciarem algum conhecimento dos estudantes sobre o significado da fração como razão, revelam dificuldades dos mesmos, nos conceitos mais elementares deste conjunto de números. Assim, salientam-se dificuldades no reconhecimento da maioria dos significados das frações, na construção da unidade de referência, na identificação de frações equivalentes, na comparação e ordenação de números racionais, no reconhecimento da sua densidade, bem como nas operações com estes números e na formulação de problemas a partir de expressões dadas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-13-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3527 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento matemático | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Números racionais | pt_PT |
dc.title | O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 315 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 303 | pt_PT |
person.familyName | Tavares | |
person.familyName | Pinto | |
person.familyName | Menino | |
person.familyName | rodrigues | |
person.familyName | Rainho | |
person.givenName | Dina | |
person.givenName | Hélia | |
person.givenName | Hugo | |
person.givenName | marina | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier | 0000000069694291 | |
person.identifier.ciencia-id | E017-F6C3-562F | |
person.identifier.ciencia-id | B211-F250-98AF | |
person.identifier.ciencia-id | 4D1A-DB05-DF6F | |
person.identifier.ciencia-id | AF1F-86CC-18BF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4938-0855 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7891-2523 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0072-4274 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7604-6369 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3195-0386 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56519530700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195636193 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe | |
relation.isAuthorOfPublication | 44884c1c-ce25-4f01-87e3-abe91f045db1 | |
relation.isAuthorOfPublication | fde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2017_IPCE_O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos-o caso dos números racionais.pdf
- Size:
- 630.1 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: