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Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro | |
| dc.contributor.advisor | Silva, Lisiane Fonseca da | |
| dc.contributor.author | Bohnenberger, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-04T11:09:21Z | |
| dc.date.available | 2019-01-04T11:09:21Z | |
| dc.date.issued | 2018-10-09 | |
| dc.description.abstract | Empregadores sabem que para manter seus funcionários motivados, o trabalho deve oferecer interação, conectividade e desafios. Este estudo aborda a utilização de aplicativos e gamificação como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes, interativos e desafiadores. O mercado corporativo está cada vez mais dependente de aplicativos devido à sua eficiência de processamento de informações e confiabilidade nos processos de negócio. Os jogos, por sua vez, funcionam como motores motivacionais do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes. A fim de elucidar a teoria, como fonte de dados da pesquisa este trabalho buscou fundamento através de um estudo de caso, utilizando entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da DGT, uma Empresa de Tecnologia em Segurança e Comunicação localizada na região sul do Brasil. Diversos fatores costumam estar envolvidos quando inserimos aplicativos e jogos no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, melhorar o desempenho dos colaboradores e tornar a informação acessível em qualquer lugar. Com os resultados obtidos, conclui-se que através da utilização de aplicativos e elementos de gamificação é possível melhorar o desempenho das equipes. Nessa perspectiva, a utilização de aplicativos e softwares não só auxilia a aperfeiçoar a execução e controle de tarefas operacionais, como também serve para facilitar o acompanhamento dos resultados durante a inserção de elementos de gamificação nos processos relatados. O estudo apresentado pretende observar os benefícios encontrados na utilização de aplicativos e gamificação nos processos de gestão. Na esfera proposta, este estudo não contempla mensurar o retorno financeiro ligado a utilização destas ferramentas. Os dados apresentados permitem que, em um estudo futuro, aprofunde-se a pesquisa na esfera financeira da Empresa, possibilitando assim expandir a análise sobre os ganhos financeiros relacionados com a utilização dessas ferramentas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202130061 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3694 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Gamificação | pt_PT |
| dc.subject | Gestão de processos | pt_PT |
| dc.subject | Jogos corporativos | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | Aplicativos móveis | pt_PT |
| dc.title | Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Controlo de Gestão | pt_PT |
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