Repository logo
 
Publication

Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
dc.contributor.advisorSilva, Lisiane Fonseca da
dc.contributor.authorBohnenberger, Henrique
dc.date.accessioned2019-01-04T11:09:21Z
dc.date.available2019-01-04T11:09:21Z
dc.date.issued2018-10-09
dc.description.abstractEmpregadores sabem que para manter seus funcionários motivados, o trabalho deve oferecer interação, conectividade e desafios. Este estudo aborda a utilização de aplicativos e gamificação como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes, interativos e desafiadores. O mercado corporativo está cada vez mais dependente de aplicativos devido à sua eficiência de processamento de informações e confiabilidade nos processos de negócio. Os jogos, por sua vez, funcionam como motores motivacionais do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes. A fim de elucidar a teoria, como fonte de dados da pesquisa este trabalho buscou fundamento através de um estudo de caso, utilizando entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da DGT, uma Empresa de Tecnologia em Segurança e Comunicação localizada na região sul do Brasil. Diversos fatores costumam estar envolvidos quando inserimos aplicativos e jogos no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, melhorar o desempenho dos colaboradores e tornar a informação acessível em qualquer lugar. Com os resultados obtidos, conclui-se que através da utilização de aplicativos e elementos de gamificação é possível melhorar o desempenho das equipes. Nessa perspectiva, a utilização de aplicativos e softwares não só auxilia a aperfeiçoar a execução e controle de tarefas operacionais, como também serve para facilitar o acompanhamento dos resultados durante a inserção de elementos de gamificação nos processos relatados. O estudo apresentado pretende observar os benefícios encontrados na utilização de aplicativos e gamificação nos processos de gestão. Na esfera proposta, este estudo não contempla mensurar o retorno financeiro ligado a utilização destas ferramentas. Os dados apresentados permitem que, em um estudo futuro, aprofunde-se a pesquisa na esfera financeira da Empresa, possibilitando assim expandir a análise sobre os ganhos financeiros relacionados com a utilização dessas ferramentas.pt_PT
dc.identifier.tid202130061pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3694
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectGestão de processospt_PT
dc.subjectJogos corporativospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAplicativos móveispt_PT
dc.titleInserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese+Henrique+Bohnenberger+Games+e+Aplicativos+2.5.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: