Repository logo
 
Publication

Desafios 2012: a noção de número racional em alunos do 4º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorSimões, Andreia Reis Henriques Silva
dc.date.accessioned2016-06-27T13:49:07Z
dc.date.available2016-06-27T13:49:07Z
dc.date.issued2016-05-27
dc.description.abstractCom este estudo pretendi perceber as estratégias e dificuldades que persistem em alunos que supostamente terão sido alvo de um trabalho com números racionais nos primeiros anos de escolaridade, mais concretamente perceber a noção de partilha equitativa, bem como de comparação de frações dos referidos alunos. Decorre do referido objetivo as seguintes questões de investigação: (1) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos na resolução de situações de partilha equitativa? (2) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos na comparação de números racionais? Para atingir o objetivo pretendido recorri a uma investigação de cariz interpretativo, abordagem essencialmente qualitativa e pesquisa documental, pelo que analisei as provas de Matemática realizadas por 1330 alunos de 21 agrupamentos do Distrito de Leiria, no âmbito do concurso “DESAFIOS 2012”, mais concretamente as respostas dadas a uma tarefa relativa aos números racionais. De salientar que os alunos que participaram no concurso “DESAFIOS 2012”, frequentaram o 1.º ciclo do ensino básico, já no âmbito da entrada em vigor do Programade Matemática do Ensino Básico - PMEB (ME, 2007). Os resultados levam a concluir que uma das estratégias mais usada é o recurso à modelação da tarefa para a partilha equitativa das sandes, bem como formas intuitivas de pensamento para a comparação de frações. As dificuldades prendem-se essencialmente com a modelação da tarefa e identificação das quantidades envolvidas, bem como o recurso ao pensamento diferencial para a comparação das frações.pt_PT
dc.identifier.tid201200490pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1917
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectNúmero racionalpt_PT
dc.titleDesafios 2012: a noção de número racional em alunos do 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado de Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_Andreia Simões.pdf
Size:
15.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: