Repository logo
 
Publication

O Impacto do Burnout na vida dos/as Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados em Portugal (Continental)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologia
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
dc.contributor.advisorVicente, José António Duque
dc.contributor.authorRodrigues, Rita Carraca
dc.date.accessioned2025-12-04T12:26:55Z
dc.date.available2025-12-04T12:26:55Z
dc.date.issued2025-10-20
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo compreender se os sintomas da síndrome de burnout estão presentes nos Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados de Portugal (Continental). O estudo foi conduzido com base em objetivos gerais e específicos, que procuraram entender melhor a dinâmica associada ao quotidiano destes profissionais, que desempenham papéis de liderança na área da saúde e do bem-estar de pessoas em situação de fragilidade física, cognitiva e social. Para a realização desta investigação optou-se pela metodologia qualitativa de natureza exploratória. Utilizou-se um questionário aplicado a todos/as Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados Integrados em Portugal (Continental), resultando em trinta e cinco respostas. O questionário foi desenvolvido no Google Forms e incluiu questões abertas, fechadas e de escolha múltipla, sendo posteriormente submetido a uma análise de conteúdo. Pelos dados obtidos, compreendeu-se que a maioria dos Diretores/as Técnicos/as sabe em que consiste o burnout e, inclusivamente, sofre diariamente com os sintomas associados. Apesar disso, grande parte destes sujeitos nunca procurou ajuda profissional. Muitos destacaram sentirse vulneráveis, julgados e invisíveis, e frequentemente desmotivados para assegurar a direção técnica das Unidades de Cuidados Continuados onde desenvolvem as suas práticas profissionais. A principal motivação destes profissionais está no sentimento de realização que resulta do impacto positivo que têm na qualidade de vida de colaboradores, utentes e familiares. Com a aplicação dos questionários, foi ainda possível identificar os principais fatores que dificultam o dia a dia de quem lidera e tem a seu cargo a gestão dos recursos humanos nas Unidades de Cuidados Continuados. Nesse sentido, e de acordo com os dados recolhidos, os inquiridos apontaram como principais fatores causadores de burnout e de dificuldades nas relações interpessoais: a ausência de mão de obra qualificada, a gestão de conflitos, o turnover, a falta de estratégias de motivação e o excesso de trabalho. Para além disso, foi possível perceber que a pandemia da Covid-19 exigiu mudanças nos procedimentos habituais e provocou um agravamento da síndrome/sintomatologia de burnout. Para ultrapassar e prevenir esta patologia, algumas das Unidades de Cuidados Continuados desenvolveram e aplicaram estratégias, mais especificamente, ações de formação e de sensibilização sobre a temática como forma de garantir a sanidade mental dos seus funcionários.por
dc.identifier.tid204063094
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14861
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectRede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
dc.subjectDiretores/as Técnicos/as
dc.subjectLiderança
dc.subjectBurnout
dc.subjectSaúde Mental
dc.titleO Impacto do Burnout na vida dos/as Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados em Portugal (Continental)
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Sovial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação corrigida_Rita Carraca Rodrigues.pdf
Size:
757.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: