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O impacto do Visual Merchandising no Comportamento de Compra por Impulso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Jacinta Raquel Miguel
dc.contributor.authorJorge, Liliana Raquel Santos
dc.date.accessioned2021-03-04T10:42:27Z
dc.date.available2021-03-04T10:42:27Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.description.abstractPresentemente, os consumidores são cada vez mais exigentes e difíceis de conquistar devido à elevada competitividade entre as marcas e ao constante aparecimento de produtos cada vez mais indiferenciados. Neste sentido, torna-se imperativo redefinir as estratégias de marketing para melhor fidelizar os clientes e atingir níveis de diferenciação bem-sucedidos. O Visual Merchandising é responsável pelo ajustamento da imagem dos produtos no ponto de venda e pela análise do seu desempenho perante os consumidores. A atmosfera da loja é essencial para o desenvolvimento do posicionamento que os consumidores criam a respeito das marcas e, consequentemente, dos sentimentos que se associam às mesmas. Como tal, torna-se relevante analisar a eficácia das ferramentas do Visual Merchandising (VM) no Ponto de Venda (PDV), para que os empresários possam conduzir de forma mais produtiva os seus esforços na promoção dos produtos, atrair o consumidor durante o ato de compra e despertar o impulso de compra. O objetivo deste estudo é verificar quais as variáveis de Visual Merchandising que têm maior impacto no Comportamento de Compra por Impulso. Para tal, foram estudadas as variáveis Layout de Loja, Display do Produto/Prateleiras e Manequim, Sinalização Promocional, Vitrine/Montra, Sinalização Digital, Ambiente de Loja/Iluminação, Prazer de Compra e Compra por Impulso. Os resultados mostraram que o Layout da Loja é a variável/fator que maior influência exerce no Comportamento de Compra por Impulso e no Prazer de Compra, seguido da variável Display do Produto/ Prateleiras e Manequim, embora também sejam determinados pela Sinalização Digital e pela Montra/ Vitrine, respetivamente. Verificou--se igualmente, que o Prazer de Compra influencia significativa e positivamente a Compra por Impulso. Esta pesquisa pretende contribuir para uma melhor compreensão da influência destes fatores no Comportamento de Compra por Impulso dos consumidores aquando a sua experiência de compra no ponto de venda, assim como melhorar as vendas e o alinhamento estratégico dos profissionais do setor.pt_PT
dc.identifier.tid202658465pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5435
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVisual Merchandisingpt_PT
dc.subjectLayout de Lojapt_PT
dc.subjectDisplay do Produto/Prateleiras e Manequimpt_PT
dc.subjectSinalização Promocionalpt_PT
dc.subjectVitrine/Montrapt_PT
dc.subjectSinalização Digitalpt_PT
dc.subjectAmbiente de Loja/Iluminaçãopt_PT
dc.subjectPrazer de Compra e Compra por Impulsopt_PT
dc.titleO impacto do Visual Merchandising no Comportamento de Compra por Impulsopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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