Publication
Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Joana Filipa Lopes | |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T14:05:18Z | |
dc.date.available | 2018-07-24T14:05:18Z | |
dc.date.issued | 2018-06-14 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo analisar e refletir sobre o percurso realizado nas Práticas Pedagógicas. Desta forma, dedicamos a I parte à dimensão reflexiva e a II parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma breve caracterização dos contextos e intervenientes, com os quais se contatou ao longo das Práticas Pedagógicas. Apresenta-se, ainda, uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e as principais dificuldades e aprendizagens, tanto da professora como dos alunos, tendo em consideração as propostas pedagógicas implementadas. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o objetivo de identificar, compreender e refletir sobre as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB, bem como refletir sobre a influência do projeto - “Como é o 5.º ano?” - nas ideias destes acerca da sua transição. Desta forma, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB? As respostas obtidas pelos alunos em estudo e a sua participação com os colegas da turma, durante o desenvolvimento do projeto, evidenciaram, no geral, que as suas ideias evoluíram, positivamente, em relação às preocupações iniciais. Por exemplo, o receio de sofrerem de bullying nas escolas, foi atenuado através do diálogo estabelecido na sala de aula entre os alunos, espontaneamente ou sugerido pela professora, e do contacto estabelecido com uma escola de 2.º CEB e das informações obtidas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201954117 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3359 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Transição de ciclo | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Planificação | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |