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Authors
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Abstract(s)
Na leitura, o cérebro de um leitor vacila entre duas vias de processamento: a via fonológica e a via semântica. Ambas as vias são essenciais e colaboram entre si para que o leitor seja capaz de ler todas as palavras. Neologismos, palavras raras ou de pronúncia regular são descodificadas por via fonológica, ou seja, o acesso ao significado da palavra faz-se, convertendo inicialmente a sua forma ortográfica em pronúncia. Palavras frequentes ou de pronúncia irregular, são descodificadas por via semântica, pelo que extraímos directamente da forma ortográfica, o sentido da palavra. De acordo com a investigação contemporânea, a palavra escrita é dissecada pelo sistema visual e as letras que a constituem são categorizadas alimentado as duas vias. A palavra é assim codificada, segundo um estrutura em forma de árvore, pressupondo uma hierarquização de vários níveis de abstracção crescente onde, após a identificação das letras, estas são agrupadas em unidades ortográficas maiores como digramas, grafemas, sílabas, morfemas até ao reconhecimento da palavra completa.
Description
Keywords
Palavra escrita
Pedagogical Context
Citation
Morgado, A. (2022). Dispositivo tipográfico de estudo académico para a língua portuguesa. Cadernos PAR, 8, 44–73.
Publisher
Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha - IPLeiria