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Authors
Abstract(s)
O trabalho aqui desenvolvido surgiu enquadrado nas atividades de I&D do projeto
Coolmold (QREN SI&IDT 34062), promovido pela DRT Rapid – Protótipos e Moldes, Lda.,
onde estava previsto o estudo e análise da influência do vácuo no processo de injeção de
termoplásticos, através de dados recolhidos num molde protótipo especificamente
desenvolvido para o efeito. A peça em estudo neste projeto deverá produzir efeitos
estéticos que inviabilizam a existência de marcas visíveis resultantes da aplicação do
vácuo. No âmbito do projeto Coolmold foi desenvolvida e implementada no molde uma
válvula de vácuo, localizada no final do enchimento da peça, por forma a produzir os efeitos
desejados e minimizando as marcas na peça. O molde está equipado com dois sensores
de pressão, localizados estrategicamente para produzir o sinal para o algoritmo
implementado num microcontrolador que controla a abertura e o fecho da válvula de vácuo,
prevenindo a entrada indevida de material na fase de injeção.
Foram realizados testes experimentais com este molde, nomeadamente, ensaios de
injeção convencional e de injeção assistida por vácuo, por forma a avaliar os seus efeitos
nas peças injetadas. Em paralelo, foram realizadas simulações numéricas no software
Moldex R.14.0, tendo sido implementado o efeito de venting como forma de simular o efeito
do vácuo. Nos testes experimentais de injeção assitida por vácuo, foi testado o fecho da
válvula de vácuo com o sensor mais próximo da entrada de material na cavidade e mais
tarde, com o sensor mais próximo do final do enchimento. A pressão limite para fecho da
válvula foi sendo sucessivamente incrementada, até ao momento em que pudesse ser
posto em causa o funcionamento da válvula de vácuo. Desta avaliação resultaram
alterações no algoritmo de comando da válvula de vácuo, contemplando a distância
percorrida pelo material fundido, a pressão limite a que é despoletado o fecho da válvula e
o tempo necessário para o fecho da válvula. É avaliada também a possibilidade de utilizar
ambos os sensores em simultâneo como forma de estimar a velocidade do material fundido
e assim permitir o planeamento futuro da localização dos sensores em outros moldes.
Da comparação de resultados entre a simulação numérica e os testes experimentais de
injeção, verificaram-se algumas diferenças entre ambas as abordagens, na pressão no
interior da cavidade, no tempo de enchimento e compactação e na pesagem das peças.
Em ambas as abordagens, experimental e numérica, o vácuo produz efeitos importantes
no peso das peças e na sua compactação, sem que isso implique aumento no tempo de
ciclo.
Description
Keywords
Injeção assistida por vácuo Efeito venting Válvula de vácuo Sensores Peso Compactação