Logo do repositório
 
A carregar...
Logótipo do projeto
Projeto de investigação

Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers

Autores

Publicações

Mathematics classes for tourism undergraduate students and pre-service teachers with active methodologies using technologies
Publication . Santos, Vanda; Pais, Sónia; Hall, Andreia
In the last few decades, technology has advanced in multiple fields, including Education. Some of its benefits include improving student performance and motivation, fostering active learning and tracking student progress. Game-based learning platforms, like Kahoot!, can be used for reviewing content and motivating students for learning. The participants in the study are undergraduate and postgraduate students from two Portuguese public higher education institutions. The aim of the study is to investigate students’ perceptions of how Kahoot! can be used as a tool for reviewing class content or designing warm-up activities. A quantitative survey is being conducted to gather information about students’ insights on the use of Kahoot!. Other studies have also shown that higher education students are usually receptive to the use of this tool, finding it useful to increase their motivation and considering that technology can positively impact learning.
Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
Publication . Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Calil, Eduardo
O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades.
O uso de smart speakers na incapacidade: Uma scoping review
Publication . Tavares, Rafael; Sousa, Helena; Ribeiro, Jaime
Introdução: Os smart speakers (SS), como o Amazon Echo e o Google Nest, estão estabelecidos no mercado mundial e disponíveis para a população geral. A inteligência artificial programada nestes dispositivos de conversação e a sua compatibilidade com diferentes redes cria oportunidades para a criação de intervenções em diferentes populações com incapacidade aplicáveis num contexto de casa inteligente. Objetivos: Compreender como os SS estão a ser utilizados por indivíduos com incapacidade, revelar o seu potencial e possibilidades de intervenção. Métodos: Em fevereiro de 2021 foi realizada uma scoping review baseada em artigos das bases de dados PubMed/Medline, B-On, Scopus e Web of Science. Foram considerados artigos publicados desde 2016 até 2021, escritos em português e inglês e revistos por pares. Foram incluídos estudos focados na utilização de SS disponíveis no mercado geral (Google Nest / Home, Amazon Echo, Invoke, HomePod) como agente de intervenção no ambiente residencial ou ECU, em populações com condições diversas, abrangendo indivíduos com deficiências sensoriais, cognitivas, emocionais e motoras. Resultados: Foram identificadas diferentes abordagens e exigências dos utilizadores. Os dispositivos foram aplicados como uma solução singular ou como um elemento de sistemas de maior complexidade, interagindo com outros dispositivos ou softwares. Conclusões: A identificação de diferentes intervenções para diferentes incapacidades sublinha o potencial de intervenção destes dispositivos com melhorias funcionais observadas em incapacidades físicas, cognitivas, sensoriais e emocionais. Estes dispositivos podem substituir dispositivos dispendiosos criados para nichos de população e sistemas fechados, dirigidos para formas concretas de incapacidade. Sendo a personalização uma característica relevante, a aplicação de SS não dispensa o acompanhamento técnico no processo.

Unidades organizacionais

Descrição

Palavras-chave

Contribuidores

Financiadores

Entidade financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Programa de financiamento

6817 - DCRRNI ID

Número da atribuição

UIDB/00194/2020

ID