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Martins, Natália

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  • Livro de Resumos da Conferência Longevidade Saudável 2023
    Publication . Rosa, Marlene; Martins, Natália; Lopes, Susana; Baptista, Filipa; Silva, Emanuel; Seixas, Adérito; Tomé, Ana; Silva, Cláudia; Simões, Daniela; Casaca, João; Guarino, Maria; Rebelo, Pedro; Antunes, Raul; Custódio, Susana; Reis, Susana
    A Conferência sobre Longevidade Saudável decorreu no dia 25 de novembro de 2023, em formato presencial, organizada no âmbito do programa de atividades da SpinOff do Politécnico de Leiria, AGILidades. Este encontro procurou ser um espaço de partilha, discussão e reflexão em torno de trabalhos de investigação, experiências profissionais e comunitárias, em que o tema da longevidade, o trabalho com diferentes gerações e as estratégias de promoção da saúde ao longo da vida estivessem presentes. A longevidade requer um trabalho multifatorial, e deve ser pensada ao longo da vida, esta conferência desenrolou os seus trabalhos com o foco em três grandes fases: infância e juventude, idade ativa e terceira idade. Os resumos reunidos neste volume, que traduzem as comunicações apresentadas na conferência, centram-se nas questões relacionadas com estratégia para a promoção de uma longevidade saudável, passando por trabalhos experimentais, experiências académicas e atividades comunitárias.
  • O jogo analógico como sistema de otimização na avaliação da dupla tarefa em pessoas idosas – um estudo exploratório
    Publication . Rosa, Marlene; Lopes, Susana; Silva, Emanuel; Martins, Natália
    Introdução: A utilização do jogo, enquanto sistema de avaliação em dupla tarefa, tem vindo a demonstrar um potencial relevante pelas suas propriedades. Objetivo: Testar a aplicabilidade do jogo analógico na avaliação de dupla tarefa em pessoas idosas. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional, transversal, com uma mostra de 13 idosos com capacidade de caminhar curtas distâncias. Aamostra foi caracterizada nasvariáveis sociodemográficas, da mobilidade funcional (Timed-up and Go Test-TUG) e da função cognitiva (6-CIT). Os participantes foram avaliados na sua performance (tempo/seg.) no jogo Labirinto (Agilidades, Inc.) nas diferentes modalidades: grelhas de jogo limpo (S, M e L) vs grelhas de jogo com pistas cognitivas. Para cada modalidade foramrecolhidas 3 tentativas. Depois de uma análise descritiva (mediana, IIQ) da performance no jogo, noTUG e no 6-CIT, foi analisada a diferença estatística entre níveis de jogo (wilcoxon) e calculada a correlação entre a performance, o TUG e o 6-CIT. Resultados: Na modalidade de jogo limpo amediana do tempo aumenta de acordo com a dimensão das grelhas (S:7.67-L: 14.50);correlações fortes foram encontradas entre o TUG e o tempo nas grelhas S (r=0.802) e L (r=0.808).A variabilidade entre tentativas é superior para a grelha Mpistas(1.53-20.67). Entre o 6-cit e o Spistas (0.580), Mlimpo (0.639) e Mpistas(0,636) foram detetadas correlações moderadas. Conclusão: Dificuldades de equilíbrio resultam num aumento de dificuldade no desempenho nojogo limpo. Algumas adaptações ao protocolo do Jogo podem ser determinantes para garantir condições de segurança na avaliação de dupla tarefa em idosos.
  • A Board Game Performance Index – a disruptive innovation to assess people with dementia with different apathy levels
    Publication . Rosa, Marlene; Lopes, Susana; Martins, Natália; Lacomba-Arnau, Elena
    Traditional observation scales could be subjective and less sensitive to behavioural changes in people with dementia with different levels of apathy. This pilot study aims to explore if there is a difference in a comprehensive game index between people with dementia with different levels of apathy. Patients with dementia were recruited and thirteen were selected for this study. Sociodemographic data, apathy levels (APADEM) and a game performance index were collected. Patients were divided into two groups according to the percentile 50 in APADEM and the game performance index was compared. Results demonstrated that patients with different levels of apathy have significant differences in the Board Game Performance Index. Future studies should explore other dimensions in a comprehensive game index and strengthen the methodology with a more representative sample of people with dementia.