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  • Atitudes dos enfermeiros face à importância da família no processo de cuidar
    Publication . Duarte, Marta; Henriques, Carolina; Frade, João
    A relevância da família nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) tem vindo a evidenciar-se na implementação de políticas de saúde. É premente a preocupação e o compromisso de integrar as famílias nos cuidados de saúde, tendo em vista a promoção e manutenção da saúde familiar. A enfermagem familiar nos CSP tem vindo a ser valorizada e reconhecida, sendo o pilar dos cuidados de saúde ao longo do ciclo vital do ser humano (Pires, 2016). O enfermeiro de CSP surge como figura principal pela sua formação e dedicação, no estabelecimento de uma relação de proximidade, segurança e confiança entre o indivíduo/ família e os serviços de saúde. Na perspetiva da continuidade de cuidados, a família surge tanto como contexto de prestação de cuidados, como fonte de suporte e recurso refletindo-se, a sua inclusão nos cuidados, na eficácia das intervenções de enfermagem (Tavares, 2017). Partindo desta premissa, considerou-se pertinente conhecer as atitudes dos enfermeiros face às famílias no processo do cuidar, o que se enquadra no domínio das funções do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde comunitária na área de enfermagem de saúde familiar, e que conduziu ao presente estudo de investigação, através dos seus objetivos e do estágio desenvolvido na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ansião (UCSPA). Neste projeto foi utilizado o método de investigação quanti- tativo, sendo um estudo descritivo, analítico e correlacional e que procurou determinar quais as atitudes dos enfermeiros de CSP face à importância da família no processo do cuidar, e ao mesmo tempo inferir acerca da influência que as variáveis sociodemográficas e profissionais têm nas atitudes dos enfermeiros face à família. O mesmo foi aplicado a um total de 30 enfermeiros que desempenham funções nos CSP. O instrumento utilizado foi um questionário constituído por questões sociodemográficas e profissionais e a Escala “Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros” (IFCE-AE), validada em 2009 para a população portuguesa por Oliveira et al. (2011). Os resultados obtidos evidenciaram a não existência de relação e associação estatística relevante em nenhuma das variáveis sociodemográficas e profissionais em estudo, exceto na variável unidade funcional onde exerce funções, nomeadamente nas dimensões Família como parceiro dialogante e recurso de coping (H=7,998; p=0,018) e Família como um fardo (H=8,997; p=0,011) em que se obtiveram valores de significância p<0,05; permitindo estabelecer relação entre a atitude do enfermeiro face à família e a unidade funcional onde exerce funções, em que as atitudes de maior suporte face à família dizem respeito aos enfermeiros que exercem funções na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Nas conclusões do estudo, pode verificar-se que, de uma forma geral, os enfermeiros assumiam atitudes positivas e de suporte face à família apresentando um score médio total da escala de 84.7. Os cuidados de enfermagem terão necessariamente de ser centrados na família, o que obrigará a algumas mudanças de atitude por parte dos enfermeiros e a uma alteração das políticas e filosofia das unidades de saúde (Rodrigues, 2013).
  • A Parentalidade Mindful como prática parental: Análise de conceito.
    Publication . Frade, Fátima; Furtado Firmino, Cristiana; Sousa, Luís; Frade, João Manuel Graça
    Esta análise de conceito do termo parentalidade mindful, tem o objetivo de perceber de que forma se caracteriza a parentalidade mindful nas práticas parentais dos pais de crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificação e seleção dos artigos e uma análise de conceito de acordo com o método evolutivo de Rodgers. Foram selecionados dez artigos para revisão final e com base nos 4 elementos do modelo de Rodgers encontramos: 1) os conceitos relacionados, sendo eles parentalidade mindful, parentalidade atenta e parentalidade consciente 2) os atributos essenciais: ouvir atentamente os filhos; cultivar a abertura e aceitação sem julgamento; consciência emocional; autorregulação emocional; autocompaixão e compaixão 3) os antecedentes incluem o estilo parental, o género, o grau de escolaridade, ser autocompassivo, observador e empático; ter participado em programas de treino parental; 4) as consequências são a redução do stress parental, melhor comunicação pais-filhos, menos problemas de ansiedade e stress e aumento do bem-estar das crianças e adolescentes. Este estudo permite-nos compreender que a promoção da prática da parentalidade mindful, pode ser incluída na educação parental desenvolvida pelos enfermeiros como intervenção de enfermagem que prevê a disposição para melhorar a parentalidade.