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- Avaliação do potencial dos centros de alto rendimento para o desenvolvimento do turismo desportivo em PortugalPublication . Sousa, Diogo; Correia, João Paulo; Vasconcelos, João; Carvalho, MárioO turismo desportivo tem vindo assumir uma relevância crescente no turismo mundial. É atualmente um setor altamente competitivo que não se esgota na organização de grandes eventos desportivos. Hoje em dia o turismo é um campo muito amplo, sendo um mar de oportunidades para difundir a sua identidade enquanto potenciais destinos desportivos, gerarem novos negócios e obterem o reconhecimento internacional para os seus territórios e culturas. O alto rendimento desportivo é um importante segmento do turismo desportivo, assumindo-se como um fator de afirmação nacional e projeção internacional, sendo por isso um potenciador do desenvolvimento das Nações. Nesse sentido, a provisão de instalações e serviços desportivos de qualidade torna-se uma componente vital para a estruturação de adequados sistemas desportivos nacionais, bem como para a construção de uma oferta capaz de responder às necessidades da procura internacional. Em Portugal existem 14 Centros de Alto Rendimento Desportivos (CAR) reconhecidos como tal pela Fundação do Desporto, para além de um conjunto vasto de outros centros desportivos com condições para a prática desportiva no segmento do alto rendimento e que poderão contribuir para a dinamização do turismo desportivo. O diagnóstico da atual e potencial oferta desportiva dos CAR, visando a obtenção de fenómenos de sustentabilidade, torna-se fundamental para a definição de uma adequada gestão estratégica promocional e comercial. Naquele sentido foi identificado um vasto conjunto de dimensões e variáveis, passíveis de ser avaliadas, tidas como fundamentais na estrutura organizacional e na oferta dos CAR. Estas dimensões foram identificadas após pesquisa junto de federações desportivas internacionais, solicitando e medindo a importância das diferentes componentes disponibilizadas pelos CAR. Foram realizadas duas rondas de visitas técnicas a todos os CAR nacionais, com o recurso a entrevistas semiestruturadas aos diferentes representantes das Comissões de Gestão Local. Paralelamente foram também realizadas entrevistas às federações nacionais que usufruem dos CAR. Com base na informação recolhida foi construída uma base de dados com cerca de 117 indicadores avaliados. As dimensões identificadas permitiram avaliar diferentes aspetos, tais como a estratégia a gestão global, os serviços para o alto rendimento, os equipamentos e infraestruturas entre outros. A análise dos resultados do trabalho de investigação evidenciou a heterogeneidade da oferta disponibilizada pelos diferentes Centros. Ainda que existam alguns CAR com uma organização profissional e potencial competitivo de dimensão internacional, a maioria revela ainda uma oferta de serviços que dificilmente se coaduna com as exigências dos mercados internacionais no segmento do alto rendimento. Foram no entanto identificados alguns aspetos de âmbito complementar, com elevado valor acrescentado para os mercados emissores internacionais, tais como o clima, a segurança, a hospitalidade e a proximidade geográfica entre os CAR.
- Identificação de mercados-alvo estratégicos para a promoção do turismo desportivo em Portugal: caso de estudo aplicado aos Centros de Alto RendimentoPublication . Carvalho, Mário; Correia, João Paulo; Sousa, Diogo; Vasconcelos, JoãoOs atletas de alto rendimento desportivo deslocam-se regularmente para locais de treino fora da sua sede de treino habitual com o propósito de i) melhorar as sessões de treino existentes nos seus locais de origem; ii) para se adaptar a condições ambientais regionais específicas (clima, altitude, entre outros) e/ou iii) simplesmente para diversificar os exercícios diários e os cenários de treino como forma de estímulo dos atletas. Portugal tem 14 Centros de Alto Rendimento (CAR) classificados que oferecem várias disciplinas desportivas e que podem ser utilizados para promover o turismo desportivo nacional. Alguns desses centros desportivos têm tentado encontrar o equilíbrio entre a concentração no desempenho de atletas de alto rendimento desportivo (que geralmente são um minoria) e a necessidade de maximizar o uso dessas infraestruturas e serviços (geralmente dirigindo serviços a um maior leque de atletas e à população em geral). Nesse sentido, a Fundação do Desporto definiu a necessidade de promover os CAR nacionais nos mercados internacionais. No âmbito desta estratégia, havia que identificar dez mercados internacionais para a promoção do turismo desportivo no segmento do alto rendimento. Tendo em mente que os atletas de alto rendimento desportivos não adotam os padrões típicos internacionais de income tourism a identificação dos mercados internacionais não pôde seguir as estratégias típicas da segmentação turística. Nesse sentido foi proposta uma metodologia inovadora, para não só identificar os mercados internacionais que já utilizavam os CAR nacionais, como para identificar todos os que possam ser considerados emergentes e com elevado potencial para gerar um fluxo de atletas internacionais por modalidade desportiva. Esta identificação foi obtida através de entrevistas semiestruturadas às federações desportivas nacionais e às Comissões de Gestão Local dos CAR nacionais, este modelo permitiu a identificação de 25 mercados potenciais. Com base nos 25 mercados potenciais, foi definida uma abordagem quantitativa para definir a pontuação e subsequentemente um índice por país. Foram assim considerados os dados: desempenho nas disciplinas desportivas nos dois últimos ciclos olímpicos; o número de atletas que participaram em cada ciclo olímpico; Produto interno bruto per capita; número de atletas em cada disciplina e a zona climática.
- Benchmarking para o desenvolvimento do turismo desportivo em Portugal: estudo de caso sobre a Rede de Centros de Alto RendimentoPublication . Vasconcelos, João; Sousa, Diogo; Correia, João Paulo; Carvalho, MárioEm Portugal foi definida uma estratégia que visa a promoção do turismo desportivo através da captação de atletas internacionais no segmento do alto rendimento desportivo. Neste âmbito, o presente artigo apresenta um estudo de benchmarking que teve como principal objetivo a identificação de estratégias de posicionamento e de competição nos mercados internacionais adotadas por Centros de Alto Rendimento (CAR) de referência mundial. Para tal, foram analisados os centros de Sant Cugat del Vallés, em Barcelona e o Institut National du Sport, de l’ Expertise et de la Performance, em Paris. Com base na recolha bibliográfica e na consulta a federações desportivas foram previamente identificadas dez dimensões relevantes para a afirmação internacional de um centro de alto rendimento: estratégia e gestão; alto rendimento/apoio à performance desportiva; investigação científica; política de recursos humanos; formação/educação; inovação; envolvimento comunitário; sustentabilidade e responsabilidade social; monitorização e avaliação e a dimensão de marketing. Após a identificação das dimensões de análise, foram realizadas visitas técnicas aos locais onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a diversos departamentos do CAR. Os resultados do estudo permitiram identificar dois modelos de internacionalização divergentes e que correspondem a duas visões estratégicas antagónicas. No caso espanhol, o modelo de internacionalização demonstra uma aposta assumida na captação de atletas estrangeiros e na diversificação de serviços oferecidos o que contrasta com a estratégia francesa, onde o desporto de alto rendimento se estrutura em rede embora concentrado no CAR de Paris, promovendo a concentração do desporto nacional em detrimento de uma captação de atletas ou seleções internacionais.