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- Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: Revisão sistemática da literaturaPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Baptista, Rui Carlos Negrão; Coutinho, Verónica; Oliveira, Luis; Paiva, Luis António RodriguesIntrodução: A simulação de alta-fidelidade (SAF) é uma ferramenta de ensino em enfermagem inserida na metodologia de ensino inovadora. Esta permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, evidenciando uma melhoria do processo de tomada de decisão (TD; Fawaz & Hamdan Mansour, 2016). A TD encontra-se definida como um processo mental complexo, que engloba várias fases, etapas, atributos, antecedentes e consequentes, que podem ser denominados como competências não técnicas. Objetivos: Sintetizar a evidência sobre a efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Esta revisão sistemática, realizada em outubro de 2019, que pretendeu dar resposta à questão: A utilização da SAF é efetiva na TD dos estudantes de enfermagem analisou as bases de dados PubMed, Medline,Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cinahl, MedicLatina, ERIC e SCOPUS, com os termos MeSH, seus sinónimos e metodologia PICOD. A qualidade metodológica dos estudos quantitativos foi avaliada usando os instrumentos do JBI – MAStARI. Resultados: Da pesquisa realizada foram inicialmente identificados 155 artigos, dos quais 42 eram duplicados. Após leitura do título e resumo foram eliminados 61 artigos. Os restantes artigos foram lidos na íntegra, sendo que apenas três cumpriram a totalidade dos critérios de inclusão. Estes artigos, que incluíam um total de 192 estudantes de enfermagem, demonstram que a prática de SAF desenvolve a TD dos estudantes, evidenciando-se a melhoria dos conhecimentos e de vários dos componentes da TD nomeadamente do raciocínio clínico, da recolha de dados, do diagnóstico do problema, do planeamento da ação, da aprendizagem percebida e do pensamento crítico (Ismailoglu & Zaybak, 2017; Kim & Kim, 2015; Lee, Kim, & Park, 2015). Conclusões: Apesar dos resultados enunciados, que demonstram efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem e revelam competências não técnicas que podem ser desenvolvidas nos estudantes, são necessários mais estudos, com uma amostra superior, desenvolvidos em diferentes países, assim como envolvendo estudantes de enfermagem de diferentes anos do curso de licenciatura.
- Princípios éticos na prática dos estudantes de enfermagem em simulação clínica: revisão integrativaPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Pragosa, Ângela Marina; Castanheira, Joana AntunesIntrodução: Um crescimento exponencial tem sido observado na aplicação da simulação clínica (SC) como ferramenta de aprendizagem no ensino de enfermagem (Erlam, Smythe, & Wright-St Clair, 2017). Recentemente, a SC tem sido alvo de utilização para trabalhar questões éticas, concretamente na aplicação dos princípios éticos em enfermagem (Lioce & Graham, 2017). O modelo de SC ética é composto por: padrões, conceitos, atributos, e princípios éticos – dos quais se destacam: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça (Lioce & Graham, 2017). Objetivos: Rever de forma integrativa a utilização pelos estudantes de Enfermagem dos princípios e atributos éticos durante os cenários de SC. Metodologia: Revisão de estudos empíricos, realizada em janeiro de 2020, através das bases de dados: PubMed; Cochrane Central Register of Controlled Trials; CINAHL; MedicLatina; SciELO. Os critérios de inclusão foram: estudantes de enfermagem, estudos que avaliam a utilização dos princípios e atributos éticos durante os cenários de SC, e intervenções no âmbito dos diferentes tipos de SC e fases da tomada de decisão. Dois revisores independentes foram envolvidos na triagem e avaliação de artigos e no processo de extração de dados. Os dados foram sintetizados usando o método comparativo constante de análise. Resultados: Os principais resultados encontrados são: desenvolvimento da advocacia pelo doente e segurança na prestação de cuidados (Cooper, Cant, Bogossian, Bucknall, & Hopmans, 2015); melhoria da preparação, motivação e confiança dos estudantes de Enfermagem; melhoria na competência de segurança do doente através de SC; aprendizagem de competências no desenvolvimento de comportamentos profissionais; positividade na modelação da função dos estudantes de enfermagem; identificação das lacunas de aprendizagem; abertura durante o debriefing para esclarecimento de dados, sendo o professor o mediador para uma solução orientada; transferência profissional de comportamento, através de experiências do papel do enfermeiro quando confrontados com conflitos éticos realistas (Park, 2013); desenvolvimento da confiança na tomada de decisão perante conflitos éticos, assim como uma melhor preparação dos mesmos através de soluções orientadas (Park, 2013); e centralidade nos estudantes de enfermagem, promovendo uma aprendizagem pela descoberta. Conclusões: Através dos resultados é possível constatar que apenas foram investigados atributos éticos nos diferentes artigos incluídos, necessitando de ser desenvolvida investigação no que concerne aos princípios éticos trabalhados com os estudantes de enfermagem nos cenários de SC.