Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de AçãoPublication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, VítorDe forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.
- Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019)Publication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete; Mendes, Mafalda; Conde, InêsNo presente volume, publica-se um conjunto de artigos científicos que fixam pela escrita trabalhos apresentados na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, que teve lugar em julho de 2019, na cidade de Leiria. Esta conferência, um evento promovido anualmente pela Associação Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, foi organizada por dez colegas portugueses afiliados a três instituições: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas do Politécnico de Leiria, e CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. A publicação surge em 2021, num contexto de pandemia que veio suspender as nossas vidas em vários domínios, no plano pessoal e institucional, com efeitos na duração do processo de revisão científica e de edição desta publicação. Apesar das adversidades, julgamos que não poderíamos deixar de corresponder às expetativas dos colegas que quiseram contribuir para mais uma publicação da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- Funcional. Aqui chegados, sentimos que devemos a todos, autores e revisores, um profundo agradecimento pela confiança em nós depositada e também pelo cuidado, pela paciência e pela diligência com que sempre responderam às nossas solicitações. Os textos que compõem a obra foram submetidos para avaliação da comissão científica do volume e foram objeto de revisão por pares. A sua publicação assinala a vitalidade e produtividade da comunidade científica reunida na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- -Funcional.