Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Manual de Marketing Pessoal e Procura de EmpregoPublication . Pedrosa, AntónioNum ambiente global cada vez mais competitivo, tanto empresas quanto indivíduos enfrentam o desafio de se destacarem. No mercado de trabalho atual, os profissionais precisam de antecipar necessidades e de se evidenciar para conquistar boas oportunidades e definir um plano de carreira. Para os estudantes que se aproximam do início da vida profissional, é fundamental construir e gerir uma reputação sólida que garanta uma empregabilidade duradoura. É, por isso, importante, que estes jovens compreendam a sua identidade, desenvolvam o conhecimento de si próprios e saibam comunicar ao mercado de trabalho o que os distingue pessoal e profissionalmente dos restantes candidatos a emprego. Nos últimos anos, o interesse pela marca pessoal cresceu, especialmente na área do marketing. Marcas são atribuídas a produtos e serviços para melhorar sua competitividade, e as mesmas técnicas podem ser aplicadas para ajudar indivíduos a estabelecer uma identidade forte e uma reputação positiva. Políticos, celebridades, cientistas, e empreendedores são exemplos de como uma marca pessoal pode ser benéfica. Com a crescente competitividade no mercado de trabalho, a seleção de candidatos torna-se mais rigorosa, com um foco nas competências que permitem maior adaptação às dinâmicas do setor. Os alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e de Licenciatura, estão na fase de desenvolvimento dessas competências e a elaboração de um plano de marca pessoal é vital para o seu sucesso profissional. Este manual foi desenvolvido para apoiar estudantes da Unidade Curricular de Integração na Profissão dos Cursos TeSP do Politécnico de Leiria, com o objetivo de capacitá-los na criação de um plano estratégico de marca pessoal que os auxilie na tomada de decisões sobre o mercado de trabalho. O primeiro capítulo aborda o conceito e a importância da marca pessoal. O segundo capítulo descreve as etapas de desenvolvimento de um plano estratégico de marca pessoal. Por fim, são discutidos os desafios na gestão da marca pessoal, acompanhados de um exercício prático para a elaboração de um plano de marca pessoal.