Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ferreira, Paula Cristina Cinza Santos Leal

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana
    O presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos.