Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pinheiro, Fernanda Paula Maia

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • O Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018
    Publication . Oliveira, Pedro; Lucas, Eugénio; Mendes, Susana; Cadima, Rita; Pinheiro, Fernanda
  • Polytechnic Institutes in Portugal: research on the impact of twelve institutes on the local economy
    Publication . Oliveira, Pedro; Alves, João; Bailôa, Sandra; Basto, Mário; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Correia, Florbela; Costa, Vânia; Cunha, Jorge; Daniel, Ana; Dominguinhos, Pedro; Esteves, Salete; Fernandes, Joana; Figueiredo, António; Grilo, Luís; Jorge, Nuno; Lucas, Eugénio; Malva, Madalena; Maximiano, Catarina; Mendes, Susana; Moreira, Anabela; Moreira, Sandrina; Mourato, Joaquim; Natário, Manuela; Oliveira, Pedro; Nunes, Sandra; Pedro, Fátima; Pedro, Cristina Pereira; Pereira, Raquel; Pinheiro, Fernanda; Romero, Félix; Santos, Carla; Serafim, Miguel; Simões, Joaquim; Vareiro, Laurentina
    Polytechnic Institutes in Portugal: research on the impact of twelve institutes on the local economy Higher Education Institutions are recognized as important actors in regional development. The Portuguese higher education system comprises both Universities and Polytechnic Institutes, which face an increasing pressure to demonstrate that their presence has an impact on the surrounding communities contributing to their economic development. This paper presents the estimation of the economic impact of twelve Polytechnic Institutes, located in quite diverse regions, based on a shared model so that comparisons have a collective framework of analysis. The main results obtained show that the economic impact ranged from 1.8% to 10.6% of the local GDP and that these Institutes are major local employers.
  • Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior
    Publication . Pinheiro, Fernanda; Sousa, Célia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Sargento, Ana
    Estrategicamente posicionado numa região de múltiplas particularidades sociais, ambientais, económicas e culturais, o Politécnico de Leiria assume a inclusão como um dos valores primordiais da sua ação, ao nível da sua dinâmica interna, mas também na relação com a comunidade externa, nacional e internacional. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa salientar o papel que o Politécnico de Leiria tem desempenhado, de um modo cada vez mais integrado e sistematizado, no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas. Com o intuito de promover a partilha e transferibilidade a outras instituições de ensino superior, são descritos múltiplos exemplos de boas práticas gerados no e com o Politécnico de Leiria, todos eles com um denominador comum: promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da realidade interna e envolvendo ativamente a comunidade externa. As referidas boas práticas, desenvolvidas há mais de uma década, foram inicialmente dinamizadas de forma individual ou coletiva por pequenos grupos de investigadores, docentes, estudantes e técnicos. Desde setembro de 2018, e procurando construir uma nova etapa a partir dessa experiência acumulada, foi estabelecida uma parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) para o desenvolvimento de um programa-piloto de inovação social para a inclusão de estudantes com necessidades especificas (NE), dando uma resposta articulada, empenhada e eficaz a este desafio. As práticas de inclusão do Politécnico de Leiria procuram contribuir para alcançar os objetivos de construção de uma sociedade mais inteligente, sustentável e inclusiva, estando alinhadas com o estabelecido na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, concretamente na plataforma de inovação territorial incluída nas linhas orientadoras da RIS3 da Região Centro. Com as medidas inovadoras de inclusão de estudantes NE, pretende criar-se um impacto positivo na capacitação e autonomização dos estudantes, nomeadamente ao nível do acesso e sua identificação; da permanência e desenvolvimento dos estudos e da conclusão e inserção na vida ativa. Se, na escolaridade obrigatória, o apoio aos estudantes NE está sistematizado e previsto na lei, no ensino superior, em Portugal, a abordagem a este problema social está sobretudo assente nas políticas e prioridades de cada IES. O presente estudo de caso pretende, por isso, constituir um exemplo inspirador para que outras IES possam adotar soluções similares ou mesmo enquanto alerta para a necessidade de criação de políticas públicas orientadas para a equidade no ensino superior.