Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Análise Espectral Singular no estudo do número de vítimas mortais em acidentes de viação em Portugal ContinentalPublication . Sebastião, Fernando; Oliveira, IreneA segurança rodoviária, nas últimas décadas, tem constituído matéria relevante para o acompanhamento constante por parte das autoridades nacionais responsáveis, com vista a uma redução permanente dos níveis de sinistralidade. Os números da mortalidade em acidentes de viação representam um dos aspectos que tem merecido uma análise cuidada por parte das autoridades competentes. Neste trabalho pretende-se explorar os valores mensais do número de vítimas mortais resultantes dos acidentes de viação ocorridos em Portugal Continental, obtidos nos últimos treze anos, através da técnica da Análise Espectral Singular.
- Vítimas mortais em acidentes de viação em Portugal continental : uma abordagem através da Análise Espectral SingularPublication . Sebastião, Fernando; Oliveira, IreneUma das preocupações da política nacional, nas últimas décadas, tem sido a segurança rodoviária, e em particular a intenção de reduzir os níveis de sinistralidade. Um dos agentes envolventes é a mortalidade resultante dos acidentes de viação. Este trabalho tem como objectivo explorar os dados mensais do número de vítimas mortais em acidentes de viação ocorridos em Portugal Continental, durante os últimos doze anos, através da Análise Espectral Singular.
- Estudo de séries temporais na análise em componentes principais e na análise em componentes independentesPublication . Sebastião, Fernando; Oliveira, IreneAs séries temporais são constituídas por observações autocorrelacionadas e como tal não podem ser permutadas entre si, contudo a suposição em relação à independência entre observações não é necessária para aplicar as técnicas de Análise em Componentes Principais (ACI) do ponto de vista descritivo. A aplicação destas técnicas multivariadas a séries temporais permite realçar alguns resultados e interpretações que sugerem uma conexão com as inter-relações existentes entre as observações, pelo menos em termos empíricos. O objectivo deste trabalho é apresentar as técnicas de ACP e ACI, descrevendo com maior ênfase a ACI. Para além disso é apresentado um exemplo de dados metereológicos em séries temporais assim como os respectivos resultados que salientam as diferenças e semelhanças entre as duas técnicas em análise, nomeadamente ao nível dos domínios do tempo e da frequência, incluindo resultados para a qualidade das reconstruções dos dados originais para cada uma das técnicas.
- Técnicas multivariadas de redução de dados: comparação, aplicabilidade e convergência de resultadosPublication . Sebastião, Fernando; Oliveira, Irene; Cadima, JorgeÉ muito comum a análise de dados recorrendo a técnicas multivariadas, nomeadamente para séries temporais. As principais metodologias consagradas, descritas ao longo desta dissertação, são a Análise em Componentes Principais (ACP), a Análise em Componentes Independentes (ACI), a Análise Espectral Singular (SSA) e a Análise Espectral Singular Multicanal (MSSA). A ACI tem sido considerada mais adequada que a ACP na análise de séries temporais, principalmente quando se admite a não normalidade e se exige que as componentes a estimar sejam independentes. Neste sentido, como alternativa à MSSA, é proposta uma nova abordagem baseada na ACI aplicada à matriz dos desfasamentos, que é designada Lag-Análise em Componentes Independentes (LagACI). Tal abordagem é desenvolvida e suportada teoricamente pelos conceitos algébricos e algoritmos existentes das duas técnicas envolventes. São dados exemplos de aplicação, com especial relevância para dados climáticos. O principal objetivo da tese é interligar o novo método com os restantes métodos estatísticos multivariados referidos, para permitir avaliar as semelhanças e diferenças entre estes. Analisam-se diferentes abordagens em cada método e estudam-se as implicações da escolha da matriz informativa das estruturas subjacentes aos dados, tendo em conta se estes estão ou não sujeitos a algum tipo de pré-processamento, como por exemplo a centragem. São ainda considerados alguns indicadores comparativos de avaliação do desempenho de modelos para averiguar o grau de semelhança nos resultados transversais às técnicas em estudo. Considera-se que a nova abordagem representa uma contribuição para novos desenvolvimentos teóricos e aplicações no campo da análise de séries temporais.