Coleções gerais - Artigos em revistas internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Coleções gerais - Artigos em revistas internacionais by Subject "Auto-conhecimento"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Santos, Irene Cristiana; Filipe, Luís Pereira; Alves, SandraNo âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vida académica e no percurso pessoal e profissional, foi-lhes proposto a participação no Programa de Promoção de Competências de Comunicação e Relação. Com a presente comunicação, é nossa intenção partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL, no que respeita à estruturação e implementação do referido programa. A formação em apreço, num total de 22,5h, com recurso a metodologias activas, teve como principal objectivo o desenvolvimento de estratégias eficazes na comunicação, relação interpessoal e procura de emprego, bem como questões relacionadas com o auto e hetero-conhecimento. Participaram 150 estudantes das 5 Escolas do IPL, os quais consideraram que a formação contribuiu de forma muito positiva para o desenvolvimento das suas competências de comunicação, realçando ainda que as técnicas e estratégias aprendidas seriam de grande utilizade tanto no presente como em situações futuras. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito satisfatória, tendo sido enfatizada a importância das estratégias relativas à preparação para o mercado de trabalho. Foi ainda sublinhada a grande importância deste tipo de formações, sobretudo no contexto das modificações introduzidas no ensino superior pelo Processo de Bolonha.