ESECS - Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
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- IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Muñoz, Romain GillainA IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS- -IPL), decorreu nos dias 8 e 9 de maio de 2015, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais nacionais e estrangeiros vindos de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e prática em Educação. O programa incluiu 3 sessões plenárias, proferidas por investigadores internacionais, 2 painéis, 2 workshops, 50 artigos, 32 relatos e 10 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 29 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares, incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em cinco secções (conferências, painéis, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui, na primeira secção, o texto das 3 conferências proferidas: i) “Cultura e Estratégias de Aprendizagem das Línguas: Aprendentes Chineses e Portugueses”, da autoria de Liu Gang, do Instituto Politécnico de Macau (China); ii) “Conciencia metalingüística y superdiversidad en la escuela. Prácticas educativas y de investigación”, da autoria de Luz Zas Varela da Universidade de Santiago de Compostela (España) e iii) “Etnografía Sociolingüística y educación lingüística en los márgenes de la superdiversidad”, da autoria de Gabriela Prego da Universidade de Santiago de Compostela (España). O resumo dos projetos nacionais e internacionais aparecem na segunda secção e os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.