ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Metodologias ativas e tecnologias na Prática Pedagógica e o percurso de uma turma do 6.º ano na resolução de problemas.Publication . Joaquim, Juliana Pereira; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e divide-se em duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na primeira dimensão, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos relevantes do meu percurso ao longo das quatro Práticas Pedagógicas, nos diferentes contextos educativos. Na Dimensão Investigativa, apresenta-se uma investigação numa turma de 6.º ano, com o objetivo de compreender o percurso na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório, bem como o papel da professora na monitorização do processo. Para tal, foram implementados seis problemas envolvendo os conteúdos de divisão de frações, volumes, proporcionalidade direta e regularidades em sequências. Para realizar a investigação adotou-se o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os resultados do estudo evidenciaram que os alunos recorrem a estratégias diversificadas, variando entre estratégias informais e formais conforme o objetivo da tarefa. As dificuldades sentidas relacionam-se com a interpretação do enunciado e, essencialmente, com a justificação e explicitação oral dos seus raciocínios. Paralelamente, constatou-se que a professora adota estratégias diversificadas, garantindo a compreensão dos enunciados, monitorizando ativamente os grupos com intervenções pontuais, selecionando e sequenciando as apresentações e orientando a sistematização significativa das aprendizagens. No entanto, enfrentou desafios na gestão do tempo limitado, na garantia da participação ativa de todos os alunos e na condução das discussões coletivas, com questões pertinentes que levassem à aquisição de aprendizagens significativas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e áreaPublication . Silva, Maria Inês Diniz Ferreira da; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à dimensão reflexiva, em que são apresentados, de forma fundamentada, os aspetos mais relevantes ao longo de todo o percurso de prática pedagógica. Esta parte encontra-se também dividida em dois capítulos, respetivamente 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada capítulo encontram-se caracterizados os contextos educativos e alguns referentes essenciais, de forma reflexiva e fundamentada. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. Esta parte relata um estudo realizado em duas turmas (uma do 4.º ano e outra do 5.º ano de escolaridade), onde se procuram identificar as estratégias e dificuldades dos alunos na realização de duas tarefas que preveem o uso de unidades de medida não padronizadas e a mobilização das noções de área e perímetro. A análise das tarefas permitiu comparar estratégias e dificuldades dos alunos dos dois ciclos de ensino. Verificou-se que tanto os alunos do 1.º CEB como os alunos do 2º CEB recorreram ao material manipulável e que em ambos os alunos evidenciaram maior dificuldade na determinação do perímetro do que da área.