ESTG - Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Biotecnologia Ambiental"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo experimental da ventilação e do comportamento térmico de uma cobertura em telha cerâmica com beiral ventilado e sub-telhaPublication . Almeida, Luís Pedro Rodrigues; Ramos, João António EstevesOs métodos tradicionais utilizados na construção, envolvendo soluções não sustentáveis e novos regulamentos na área do desempenho térmico e ambiental dos edifícios, têm vindo a aumentar o desenvolvimento de novos projectos com incorporação de tecnologias passivas. Este estudo foi concebido para estudar o impacto da ventilação natural gerado entre o lado interior da telha cerâmica e os canais da sub-telha ondulada para coberturas com beiral ventilado, assim como a análise do seu desempenho térmico através da avaliação das transferências de calor na telha cerâmica e também na caixa-de-ar. Foi construída uma célula de teste e testada sob as condições exteriores para se obter dados de temperatura a partir do desvão e do telhado, de modo a comparar o fluxo de calor, em regime transiente. Observando os resultados, conclui-se que a utilização de telhado ventilado reduz as transferências de calor entre as camadas da cobertura. Os resultados experimentais indicaram que o número de Reynolds é inferior a 1800 e a velocidade média do ar foi de 0,2 m/s. Estes resultados comprovam que o fluxo de ar de ventilação natural é laminar, principalmente durante condições quentes de verão com elevada radiação solar.
- Valorização de um resíduo resultante da reciclagem de vidro, por incorporação no fabrico de betãoPublication . Fajardo, Elisa Cristiana da Silva; Mourato, Sandra Jesus Martins; Fernandes, Paulo Alexandre LopesA componente ambiental é cada vez mais equacionada no mundo empresarial, surgindo assim diversos conceitos entre eles, o desenvolvimento sustentável. Este conceito surge numa perspetiva de combater alguns problemas ambientais da nossa sociedade, dentro dos quais, a grande produção de resíduos e o consumo excessivo dos recursos naturais. É neste contexto que surge o presente estudo sendo que, teve como objetivo estudar a possibilidade de reaproveitamento de resíduos de vidro, provenientes de uma indústria de reciclagem de vidro, a Vidrociclo, localizada na Figueira da Foz. Uma vez que, a indústria de cimento e betão é uma das principais consumidoras de recursos naturais e, consequentemente, uma das grandes fontes de CO2 para a atmosfera, neste trabalho estudou-se a possibilidade de incorporar os resíduos em estudo, em betão, como substituição parcial do cimento. Procedeu-se à produção de provetes de betão com três percentagens de substituição de cimento por resíduo, 5%, 10% e 15%, e testou-se a sua resistência à compressão aos 7, 28 e 84 dias. Efetuaram-se também análises de lixiviação de metais à água de cura dos provetes. Os betões com adição de vidro revelaram resistências à compressão inferiores ao betão de referência, sendo que essa perda de resistência aumenta com a adição. No entanto, essa perda de resistência é pouco significativa pelo que se considera que o resíduo pode ser usado em betão, como substituto parcial de cimento. As análises de lixiviação demonstraram que não houve lixiviação nem de metais para a água de cura.