Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada e estudando o contributo da família nas aprendizagens das crianças no âmbito do projeto “Os Faróis”Publication . Abel, Ana Paula Pedrosa Lobo Lourenço; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina Lopes
- O desafio dos veículos em fim de vida (VFV): da problemática à soluçãoPublication . Vieira, Fábio José Carvalho; Mourato, Sandra de Jesus Martins
- Gestão de resíduos na construção e manutenção de redes elétricasPublication . Grilo, Paulo Jorge Apolinário; Heleno, Maria Lizete Lopes; Buco, José Manuel CardosoO âmbito do estágio inclui a análise dos métodos utilizados na gestão de resíduos da empresa Canas Engenharia e Construção, S.A. na realização da sua atividade principal que é a construção e manutenção de redes elétricas e o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de resíduos. A gestão de resíduos suporta-se por uma série de princípios, que devido à importância que trazem para o meio ambiente, estão listadas numa hierarquia. Por ordem de prioridade as ações enumeram-se desde a prevenção e redução até à eliminação. As várias tipologias de obra existentes nesta atividade englobam-se em redes aéreas e subterrâneas e postos de transformação. Durante o processo de realização de obra, existem várias fases, que no seu decorrer produzem resíduos que são devidamente separados e encaminhados para destino final. No ano de 2012 a Canas, S.A. cumpriu as suas obrigações ambientais, registando no SILiAmb os resíduos produzidos ao longo desse ano. Apesar de apenas 2 % dos resíduos entregues pela empresa serem encaminhados para eliminação, existem processos que ao serem analisados poderão ajudar a reduzir ainda mais esta percentagem. O trabalho contemplou o desenvolvimento de uma ferramenta informática que permite prever a quantidade de resíduos que cada classe de obra produz. Esta ferramenta denominada de “Plataforma GR” foi criada com base nas tarefas realizadas suscetíveis de produzir resíduos e contempla uma mais-valia para a empresa uma vez que, por vezes, é necessário saber aproximadamente os resíduos que cada obra produz para realização de uma gestão adequada.
- Colheita e análise de águas de consumo, piscinas e residuaisPublication . Tavares, Maria Celina Mendes; Sousa, Helena Manuela Pala Dias deCom o objectivo de evidenciar a importância da avaliação da qualidade da água para a saúde humana, a saúde pública e o meio ambiente em si, o presente trabalho apresenta três casos de estudo, abordando as fases essenciais à monitorização de três tipos de água, nomeadamente, água de consumo, água de piscina e água residual. O relatório descreve as técnicas de colheita mais adequadas para cada tipo de água e parâmetro a analisar, fazendo referência aos recipientes de recolha/armazenamento e ao modo de conservação das amostras até ao momento da realização da análise. Apresenta também os métodos analíticos utilizados para determinação dos parâmetros organoléticos, físico-químicos e microbiológicos estudados; e as consequências que cada parâmetro tem, direta ou indiretamente, na saúde humana e no meio ambiente. Os resultados obtidos permitiram concluir que a água residual analisada se encontra em conformidade com a legislação aplicada. No caso da água de piscina, verifica-se conformidade em todos os parâmetros analisados, excepto a condutividade eléctrica, os Germes a 37 °C e os Estafilococos totais. Quanto à água de consumo, verifica-se a conformidade em todos os parâmetros analisados, excepto o cloro residual livre. As análises efectuadas foram objecto de verificação por aplicação de métodos de controlo previamente definidos, podendo concluir-se que todos os ensaios realizados estiveram de acordo com o critério de aceitação.
- Valorização de um resíduo resultante da reciclagem de vidro, por incorporação no fabrico de betãoPublication . Fajardo, Elisa Cristiana da Silva; Mourato, Sandra Jesus Martins; Fernandes, Paulo Alexandre LopesA componente ambiental é cada vez mais equacionada no mundo empresarial, surgindo assim diversos conceitos entre eles, o desenvolvimento sustentável. Este conceito surge numa perspetiva de combater alguns problemas ambientais da nossa sociedade, dentro dos quais, a grande produção de resíduos e o consumo excessivo dos recursos naturais. É neste contexto que surge o presente estudo sendo que, teve como objetivo estudar a possibilidade de reaproveitamento de resíduos de vidro, provenientes de uma indústria de reciclagem de vidro, a Vidrociclo, localizada na Figueira da Foz. Uma vez que, a indústria de cimento e betão é uma das principais consumidoras de recursos naturais e, consequentemente, uma das grandes fontes de CO2 para a atmosfera, neste trabalho estudou-se a possibilidade de incorporar os resíduos em estudo, em betão, como substituição parcial do cimento. Procedeu-se à produção de provetes de betão com três percentagens de substituição de cimento por resíduo, 5%, 10% e 15%, e testou-se a sua resistência à compressão aos 7, 28 e 84 dias. Efetuaram-se também análises de lixiviação de metais à água de cura dos provetes. Os betões com adição de vidro revelaram resistências à compressão inferiores ao betão de referência, sendo que essa perda de resistência aumenta com a adição. No entanto, essa perda de resistência é pouco significativa pelo que se considera que o resíduo pode ser usado em betão, como substituto parcial de cimento. As análises de lixiviação demonstraram que não houve lixiviação nem de metais para a água de cura.