ESECS - Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ensino da matemática"
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- A Aprendizagem da multiplicação num contexto de Ensino ExploratórioPublication . Vieira, Ana Teresa Benjamim Ribeiro; Pinto, Hélia GonçalvesEste estudo analisa como se processa a aprendizagem da multiplicação a partir da resolução de uma sequência de tarefas, num contexto de ensino exploratório e procura a resposta às seguintes questões: i) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas para a aprendizagem da multiplicação que compõem a sequência de tarefas e ii) Quais as potencialidades e as limitações de um ensino exploratório na aprendizagem da multiplicação? A conceção e exploração da sequência de tarefas fundamentaram-se nas ideias defendidas por um ensino exploratório da Matemática e pela Educação Matemática Realista. A metodologia seguiu o paradigma de Investigação-Ação. O estudo foi realizado na turma de segundo ano, atribuída à professora no início do ano letivo, tendo ela assumido o duplo papel de professora e investigadora. A sequência de tarefas privilegia a resolução de problemas com contextos reconhecíveis pelos alunos, valoriza as produções dos pares e a interação num processo de construção de significado para a multiplicação. A recolha de dados recorreu a gravações áudio das aulas, notas de campo, produções dos alunos e entrevistas. Os resultados do estudo permitem caracterizar o percurso de aprendizagem realizado com os alunos e concluir que eles desenvolveram a capacidade de usar a multiplicação para resolver problemas, a familiaridade com o sentido aditivo da multiplicação e com as propriedades comutativa e distributiva da multiplicação. O ambiente de sala de aula gerado por um ensino exploratório da matemática influenciou a aprendizagem da multiplicação.
- Educação Financeira e MatemáticaPublication . Ferreira, Alda Maria Silva; Cadima, Rita Alexandra Cainço DiasO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta um estudo realizado a dois grupos de três alunos cada, numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é o incremento do nível de literacia financeira nos alunos incorporando o desenvolvimento de competências matemáticas através da compreensão de conceitos financeiros. Sendo assim, construíram-se duas questões orientadoras da investigação: que competências matemáticas são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas financeiros? De que modo a educação financeira pode potenciar o desenvolvimento de competências matemáticas? Para conseguir responder às perguntas elaboradas utilizou-se como metodologia o estudo de caso. Aplicaram-se oito fichas de trabalho envolvendo conceitos financeiros e a resolução de problemas financeiros. As primeiras quatro fichas de trabalho eram de diagnóstico de conhecimentos dos alunos e as restantes eram tarefas formativas. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante e as produções dos alunos. A análise dos dados permitiu evidenciar uma significativa motivação dos alunos na resolução das tarefas. Observou-se o incremento de literacia financeira nos alunos, assim como o desenvolvimento das suas competências matemáticas potenciadas pela educação financeira. Verificaram-se dificuldades interpretativas de resolução de situações problemáticas, com base na iliteracia de alguns alunos ao nível da abordagem das questões de educação financeira colocadas.
