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- Integrated Approach to Data in Aquaponics SystemsPublication . Coelho, Edna Cristina dos Santos; Matias, Rosa Isabel Alves Cordeiro; Sebastião, Fernando José do Nascimento; Bernardino, Raul José SilvérioEste projeto consiste sobre o desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence aplicada ao contexto de um sistema de aquaponia numa instituição de ensino superior, com o objetivo de facilitar a recolha, integração, análise e visualização de dados operacionais e ambientais. A fragmentação e a falta de padronização dos dados, quer dos ficheiros, convenções de nomenclatura ou estruturas das tabelas, dificultavam a consolidação eficiente da informação e a tomada de decisão. O objetivo principal foi desenvolver uma arquitetura baseada num Data Lakehouse para automatizar a recolha, integração, análise e visualização desses dados, favorecendo a monitorização contínua dos parâmetros e a partilha de resultados com a comunidade científica. Para isso, concebeu-se uma arquitetura de dados baseada em paradigmas de Data Lakehouse, que integra Apache Spark para processamento distribuído e Power BI para criação de um modelo semântico e dashboards interativos. O trabalho inclui a conceção de um modelo dimensional, a implementação de um pipeline de ETL (Extração, Transformação e Carregamento) para limpeza e unificação de arquivos heterogéneos (com formatos, convenções de nomenclatura e estruturas de tabelas inconsistentes) e o desenvolvimento de relatórios visuais orientados ao desempenho do sistema aquapónico. A principal contribuição consiste na demonstração do potencial das tecnologias analíticas e de visualização de dados na gestão sustentável de sistemas de aquaponia, mostrando como práticas de engenharia de dados aliadas a ferramentas de BI permitem superar desafios de qualidade, volumetria e escalabilidade dos dados. Por fim, a usabilidade da solução Power BI foi avaliada, recorrendo à aplicação de um questionário, através da Escala de Usabilidade do Sistema, obtendo-se a classificação de Aceitável. Destacaram-se como pontos fortes a clareza do conteúdo e a facilidade de navegação, enquanto a estética do design e o desempenho foram apontados como oportunidades de aperfeiçoamento em desenvolvimentos futuros.
- Using necessary condition analysis to understand digital storytelling’s impact on consumer behaviorPublication . Lisboa, Ana Catarina Cadima; Dias, Álvaro L.; Abrantes, José Luis; Ferreira, Bruno; Sousa, CatarinaDigitalization disrupted the marketing landscape, enabling connection with stakeholders, but also introducing heightened competition and digitally empowered consumers. These consumers navigate a world of information overload, pushing brands to look for innovative communication strategies to break through the clutter. Brand storytelling emerged as a powerful tool in this regard, engaging consumers through cognitive and emotional pathways. This study explores the necessary conditions for effective digital storytelling campaigns, using two techniques for data analysis. Using narrative transportation theory, and survey consumer data, the research evidences the cognitive path foundational role to convert storytelling to purchase intention. Conversely, the emotional path, while influential for word-of-mouth, is neither a necessary nor a sufficient condi- tion for purchase intention. These findings highlight the strategic value of overall brand equity in storytelling campaigns, offering actionable insights for more effective marketing strategies.
