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- M U LT I - S E N S O R S M A RT PA C K A G E T R A C K I N G D E V I C E F O R L O G I S T I C SPublication . Susano, Rúben Rafael Pinto; Fernandes, Telmo Rui Carvalhinho Cunha; Faria, Sérgio Manuel Maciel de; Ventura, Paulo Jorge da CruzA embalagem comum tem recentemente vindo a demonstrar insuficiências na aptidão para satisfazer as expectativas do público em relação a produtos frescos, de alta qualidade e seguros. Com isto, a indústria obteve motivação para inovar e procurar novas soluções para corrigir esta lacuna. Através de estudos nesta área, a Embalagem Inovadora surgiu como uma solução viável. Este conceito foca-se principalmente em melhorar embalagens, através da integração de tecnologias de diversas áreas. O seu principal desafio reside em melhorar as embalagens, enquanto preserva ou melhora o fluxo de trabalho da cadeia de abastecimento e logística. Esta dissertação apresenta uma solução de Embalagem Inovadora, baseada em eletrónica, para monitorizar e rastrear embalagens numa cadeia de distribuição. O estudo aborda tanto o projeto como o desenvolvimento do hardware e do firmware, apresentando também os testes de desempenho realizados com vista à validação da solução desenvolvida. A solução desenvolvida consiste num sistema capaz de monitorizar temperatura, humidade, pressão atmosférica, impactos e localização das embalagens. O sistema está dividido em Package Tags e Gateways. As Package Tags encontram-se situadas dentro da embalagem e mantêm o registo de todos os valores mencionados, excluindo a localização. Os Gateways funcionam como pontes entre várias Package Tags e o servidor remoto, servindo igualmente para determinar a localização a ser associada à Package Tag. A comunicação entre as Package Tags e os Gateways é realizada utilizando o recurso PAwR do protocolo BLE. Embora este recurso tenha sido originalmente desenvolvido para etiquetas de preço ESL em supermercados, foi adaptado, durante este trabalho, para a sua aplicação em logística dentro deste sistema.
- Exploring ethnocentrism and country-of-origin effects on brand equity dimensions: insights from Brazilian and Portuguese wine marketPublication . Curth, Marcelo; Monticelli, Jefferson Marlon; Crespo, Cátia FernandesPurpose – The purpose of this study is to explore the effects on the dimensions of brand equity of cultural elements such as ethnocentrism and country of origin. Design/methodology/approach – This research focuses on the Portuguese and Brazilian wine markets and data were collected from Portuguese and Brazilian consumers with regard to their evaluations of wines from their respective countries. It developed a conceptual framework that captures the relationships between ethnocentrism and country of origin and the dimensions of brand equity, comprising brand loyalty, brand associations and perceived quality. It tested the study hypotheses using Partial Least Squares Structural Equation Modeling. Findings – The results indicate that both country of origin and CE have a positive influence on brand equity dimensions in both countries. Brand associations had no significant effect on brand equity in the data from either sample. Moreover, the Brazilian data showed no significant effect of perceived quality on brand equity. Originality/value – This study explores how ethnocentric questions among cultural, economic and sociopolitical perspectives influence the country-of-origin effect on brand equity and the results can shed light on how residents connect with their own cultural heritage when choosing wines produced in Brazil and Portugal.
