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- Mental Health Promotion and Illness Prevention in Vulnerable PopulationsPublication . Laranjeira, Carlos; Querido, AnaSeveral cases of social and health inequity have occurred in recent centuries. Despite major innovations and significant changes in the general population’s quality of life, the most vulnerable populations continued to survive [1]. Vulnerability is a general concept that, in the context of health, means susceptibility to developing a certain health problem. Thus, vulnerable populations are those at greater risk of developing physical, psychological, or social health problems due to their marginalized socio-cultural status, their limited access to economic resources, or due to individual characteristics such as gender or age [2]. Vulnerability, as a human being’s ontological condition [3,4], can be aggravated by experiencing a transition, exposing the client to potential danger, a problematic or excessively long recovery, or an inadequate or delayed adaptation process [5,6].
- Editorial: Sociedade, tecnologias de apoio, acessibilidade e inclusão: qual a relação?Publication . Ribeiro, Jaime Moreira; Sousa, Jenny; Mangas, CatarinaConsiderando o descrito, surgem a VII Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT) e a I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (CTeCA) que tiveram lugar em Leiria, no dia 18 de março de 2023. Estes eventos procuraram fomentar o diálogo, a partilha e a divulgação científica de investigações, assim como boas práticas e experiências nas áreas da inclusão, acessibilidade e tecnologias de apoio, numa lógica multidisciplinar. Para o efeito, foi considerada uma ampla diversidade de áreas temáticas, nomeadamente: Educação inclusiva; Tecnologias da informação e comunicação para a inclusão; Inclusão pelas artes e cultura; Comunicação acessível; Saúde e bem-estar para TODOS e Património e turismo acessível. Estas temáticas foram consideradas numa formação acreditada para professores, intitulada “Rumo a uma educação para todos/as”, que teve como objetivos sensibilizar os Educadores/Professores para a importância da educação inclusiva e para a necessidade de explorar recursos acessíveis, reforçar a importância da literacia tecnológica em indivíduos com necessidades específicas e dar a conhecer tecnologias de apoio à educação para todos. Dos trabalhos apresentados, emergiu conhecimento técnico-científico que não pode deixar de ser partilhado. Neste sentido, e fruto das parcerias estabelecidas, foram publicados um livro e um conjunto de artigos em revistas científicas, como a que aqui apresentamos. Nesta edição, podemos ler quatro artigos que debatem Políticas e Avaliação e dois artigos que expõem evidência da forma como as Tecnologias (Digitais) podem contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade. Esperamos contribuir para a sensibilização e desenvolvimento científico nesta área, tão particular como necessária.