Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo e investigando a prática na educação de infânciaPublication . Henriques, Carlota Inês Cotrim Luís; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de creche (rede privada); a segunda, ao contexto de jardim de infância I (rede privada); e, por fim, a terceira ao contexto de jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte, enfatiza-se as experiências vividas em contexto de creche. A segunda parte está dividida em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentam-se as experiências vivenciadas em jardim de infância I; já no segundo, expõe-se a dimensão investigativa da relação entre o desenho infantil e as aprendizagens das crianças, em contexto de jardim de infância. Esta investigação visou: i) perceber o que as crianças pensam acerca do desenho; ii) perceber se, no contexto de sala de atividades, o desenho é entendido como uma estratégia de aprendizagem; iii) identificar as situações em que o desenho infantil emerge no contexto do grupo de crianças; iv) conhecer o modo como é que as crianças comunicam através do desenho; v) refletir sobre o desenho e o seu reflexo na aprendizagem das crianças em contexto de jardim de infância. Esta investigação centrou-se numa metodologia qualitativa, contou com a participação de 6 crianças, com 5 anos de idade e com as 2 educadoras da sala de atividades. Tendo sido os dados recolhidos através da observação direta e participante, notas de campo, registo fotográfico e audiovisual e, ainda, entrevistas. De forma geral, que mais à frente se explicará detalhadamente, podemos afirmar que segundo a investigação decorrida, os resultados alcançados demonstraram que os desenhos não são demonstrativos de todas as aprendizagens das crianças, funcionando principalmente, em contexto de sala de atividades, como meio de comunicação, expressão e avaliação da criança. Na terceira e última parte, explora-se as experiências vividas em contexto de jardim de infância II (rede pública), as conclusões finais, as referências bibliográficas e os anexos.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA UNIPARTNERPublication . Realinho, Pedro Miguel Gaio; Negrão, Miguel Cerdeira MarreirosCom este estágio foi pretendido suportar as atividades relacionadas com a cibersegurança em projetos nos clientes da Unipartner, suportar os consultores da equipa com atividades relacionadas com temas de infraestrutura, Cloud Computing, gestão de acessos e utilizadores, cibersegurança e proteção de informação/dados e ainda desenvolver e apresentar sessões e workshops de cibersegurança para a equipa interna da Unipartner. Durante o estágio foram utilizadas as tecnologias Microsoft 365 e Azure, ambas da Microsoft. Para atingir os objetivos mencionados previamente, foram realizados 7 projetos e 2 apresentações, que serão descritas no decorrer do presente relatório. Através da realização destes projetos, foi possível demonstrar como a postura de segurança das organizações pode ser melhorada.
- Perception of Portuguese Consumers Regarding Food LabelingPublication . Silva, Bruna; Lima, João P. M.; Baltazar, Ana Lúcia; Pinto, Ezequiel; Fialho, SóniaFood labels are the first information tool used by consumers in the purchase and consumption of food products. Food labeling is a tool that can influence the consumers’ perception of quality and, in turn, their food choice. This study characterizes and demonstrates the importance of labeling and the degree of consumers’ perception and literacy about food labels through the application of an online questionnaire. The results obtained, in a sample of n = 467, showed that Portuguese consumers have the habit of reading the label and recognizing its importance but do not understand all the information contained in the label. They have an easier time understanding the front-of-pack labeling systems, especially those presented through symbols/colors. Thus, it demonstrates the need for greater education and literacy in the areas of food and nutrition so that through the reading and interpretation of labels, consumers can make informed food choices.