Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de InfânciaPublication . Bernardino, Carolina Contente; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaNa primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.
- Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaPublication . Marques, Sarah Fernandes; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, (ESECS/ Politécnico de Leiria) surge com o intuito de tornar visíveis as aprendizagens mais significativas experienciadas nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira parte, dá-se a conhecer a dimensão reflexiva realizada em contexto de creche Na segunda parte, apresenta-se a dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim-de-Infância I (realizado na rede privada) e na terceira parte, a dimensão reflexiva inerente ao contexto de Jardim-de-Infância II (realizado na rede pública), assim como a dimensão investigativa realizada no 3.º semestre do mestrado. O ensaio investigativo desenvolvido com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos) procura identificar evidências da influência da Filosofia para Crianças, enquanto estratégia para desenvolver o pensamento crítico em crianças da educação pré-escolar. Este estudo qualitativo, de caráter descritivo, recorreu ao vídeo como instrumento de recolha de dados. As gravações, transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo, originaram um conjunto de resultados que confirmaram que as sessões de Filosofia para Crianças tiveram um impacto no grupo de crianças, na medida em que lhes permitiram pensar e partilhar o seu posicionamento face ao universo de visões do mundo e de valores presentes nos textos escolhidos para a exploração dos diferentes temas.
- Uma identidade feminina: “ser mulher” na ilustração portuguesa contemporâneaPublication . Molho, Joana Ferreira; Ferreira, Célia Cristina Correia; Pinto, João Carlos de JesusA representação da mulher e do feminismo através da análise da cultura visual, é o ponto de partida para a investigação, que explora as vivências do quotidiano, da relação da mulher com o seu corpo e com os outros. Um conjunto de referências visuais pesquisados a partir do caso português revelaram o contexto social e cultural em que são produzidas e servem de base à investigação. Neste âmbito, a ilustração feita em Portugal e difundida quer através de canais mais convencionais, quer principalmente, através das plataformas de partilha digital é o meio eleito para investigar a representação da mulher na cultura visual contemporânea. Os principais objetivos de análise são o de encontrar elementos que permitam compreender o modo como a mulher se representa e a representação da interação entre a mulher e os seus interlocutores. Procura-se situar esse discurso imagético na relação com o discurso de género, criando desse modo um corpo de trabalho que permita afirmar a singularidade da ilustração autobiográfica feminina.
