Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Importância Atribuída à Família na Prestação de Cuidados de Enfermagem nos Centros de Saúde da Batalha e Porto de MósPublication . Sousa, Maria Anabela Alves de; Frade, João Manuel GraçaA importância da família nos CSP tem vindo a destacar-se na implementação de políticas de saúde. Os enfermeiros apresentam um dever acrescido sobre a saúde das populações nos cuidados prestados ao utente/família pelo que na abordagem à família, é essencial que o enfermeiro possua ferramentas que o orientem e dotem de capacidades, de modo a compreender as dinâmicas internas da família e que colabore ao longo do seu ciclo vital. A necessidade de excelência de cuidados de saúde prestados ao utente/família faz com que a enfermagem em Saúde Familiar tenha vindo a ser valorizada e reconhecida, como o pilar dos cuidados de saúde, motivo pelo qual compreende que seria pertinente conhecer as atitudes dos enfermeiros em CSP. Os objetivos delineados para o estudo consistiram em identificar a importância atribuída pelos enfermeiros à intervenção da família nos cuidados de enfermagem e relacionar as atitudes dos enfermeiros com as variáveis sociodemográficas e profissionais. A Metodologia utilizada no estudo é de cariz quantitativo, descritivo, analítico, correlacional e transversal, tendo sido abrangida uma amostra de 23 enfermeiros dos CSP de diferentes Unidades Funcionais (USF, UCSP e UCC) dos Centros de Saúde da Batalha e Porto de Mós pertencentes ao ACES Pinhal Litoral. Utiliza como instrumento de colheita de dados um questionário de caraterização sociodemográfica e a Escala “A Importância das Famílias nos cuidados de enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros” (Oliveira et al., 2011). Os resultados do estudo evidenciaram do ponto de vista estatístico que não existe associação significativa entre a variável dependente (importância atribuída à família) com as variáveis sociodemográficas: género, idade, título profissional, habilitações académicas, UF onde exerce funções, tempo de exercício no serviço, formação e experiência com familiares gravemente doentes. O estudo sugere através da escala de IFCE-AE que os enfermeiros apresentam uma atitude favorável face à importância de incluir as famílias nos cuidados de enfermagem com uma média de 65 e um score médio de 80,47. Este estudo pretende analisar e refletir as atitudes dos enfermeiros de CSP face à importância atribuída à família na prestação de cuidados, identificando e descrevendo a perspetiva dos mesmos, como um bem necessário para a saúde das famílias e ganhos em saúde.
- Impact of quality management adoption in customer performance – moderation effect analysis in the context of exporting Portuguese firmsPublication . Bugalho, Vânia Filipa Marques; Santos, João Neves de Carvalho; Machado, Luís MiguelThe impact of the implementation of ISO norms in the firms’ performance has been evaluated considering indicators which are nor easily quantified such as the organizational efficiency or indicators easily measurable such as the stock value or CEO compensation, but that are not directly linked to the implementation of ISO norms in a firm. This study uses customer orientation, product innovation and leadership as quantifiable items that play an important role in the overall firm’s performance. The study uses data from the Portuguese firms and will attest whether the implementation of ISO norms can be beneficial for the firms’ customer performance. The existing literature has presented different conclusions on the impact of the ISO norms in the firms’ performance also due to the type of adoption that the firms use when implementing the ISO norms.
- Atitudes dos enfermeiros face à importância da família no processo de cuidarPublication . Mascarenhas, Carla Sofia Pinto de; Frade, João Manuel GraçaOs Enfermeiros de Família são prestadores de cuidados, que têm como finalidade o alcance de um potencial de saúde para todos, dentro de uma estratégia fundamental que consiste no reforço dos cuidados de saúde destinados à família. As atitudes dos enfermeiros no que concerne ao envolvimento das famílias no planeamento dos cuidados são fundamentais para alcançar resultados de excelência. Nos últimos anos, alterações políticas e sociais levaram ao aparecimento de novas necessidades no seio familiar. A integração das famílias nos cuidados de enfermagem permite a promoção, manutenção e recuperação da saúde das famílias, beneficiando todos os envolvidos neste processo. Este estudo tem como principais objetivos: o conhecimento das características sociodemográficas dos enfermeiros; a identificação da importância atribuída pelos enfermeiros de família à participação da mesma nos cuidados de enfermagem e a relação entre as atitudes dos enfermeiros e as variáveis sociodemográficas e profissionais. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo-correlacional e transversal, aplicado a 23 enfermeiros a exercer funções no ACES Pinhal Litoral, nomeadamente na UCSP Porto de Mós, USF Batalha e UCC Porto de Mós. Este estudo foi realizado com base num questionário que permitiu fazer uma avalição sociodemográfica e profissional, conjuntamente com a aplicação da escala “Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros (IFCEAE)” (Oliveira et al., 2011). Do ponto de vista estatístico, os resultados deste estudo indicam que não existe relação significativa entre a variável dependente (importância atribuída à família) e as variáveis sociodemográficas: género, idade, título profissional, habilitações académicas, UF onde exerce funções, tempo de exercício no serviço, formação e experiência com familiares gravemente doentes. Da escala de IFCE-AE, o estudo revela que os enfermeiros apresentam uma atitude favorável face à importância de incluir as famílias nos cuidados de enfermagem com uma média de 65 e um score de 80,47. A presente investigação pretende contribuir para a análise das atitudes que os enfermeiros têm em relação à família, na inclusão e envolvimento da mesma na prestação de cuidados de enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários, utilizando um instrumento que nos permita conhecer a “importância atribuída à família”.