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- A influência dos elementos decorativos na precessão de luxo e qualidade dos clientes em unidades hoteleiras de luxoPublication . Seabra, Diogo Filipe Valente; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraA utilização de elementos sensoriais pode ser uma forma efetiva de transmitir a imagem de uma marca através de estímulos que comunicam diretamente com o subconsciente. O presente estudo tem como objetivo principal compreender o impacto do design e elementos decorativos de um hotel considerado de luxo, previamente selecionado. A fim de obter esta informação e conseguir recolher dados o mais fidedignos possível, recorreu-se a um cruzamento de metodologias onde se incluem métodos de Neuromarketing. A utilização deste tipo de metodologias é vista como uma forma de complementar informações obtidas por via de métodos mais convencionais como questionários e entrevistas. As conclusões deste estudo serão úteis para a compreensão de quais são os elementos decorativos de espaços comuns e quartos do hotel que mais contribuem para a criação de ligação à marca em questão e para a perceção de luxo e qualidade dos clientes e de que forma estes estímulos são percebidos pelos mesmos consciente e inconscientemente. O estudo em questão é do interesse de estabelecimentos hoteleiros do segmento de luxo sendo uma forma de testar a eficácia das estratégias de marketing sensorial e reajustar e adequar de melhor forma o investimento dos gestores nas mesmas.
- Relatório de estágio na Graçatur – agência de viagens e turismoPublication . Ferreira, João Marcelo Silva; Schön, Michael; Martins, Rui Alberto de FreitasO presente relatório de estágio consiste no desenvolvimento de uma proposta de Plano de Marketing da Graçatur – Agência de Viagens e Turismo, Lda. O propósito de elaborar um plano de marketing é estar atento ao mercado, identificar estratégias que permitam inovar para o cliente, trazendo aos consumidores aquilo com que se identificam. A motivação do tema para o presente trabalho, surgiu pelo facto de a empresa não possuir um plano de marketing, pelo que, durante o estágio foi-me proposto a realização do mesmo. A metodologia deste trabalho teve como base a observação e a participação no dia a dia da empresa em questão ao longo dos oito meses do estágio, onde me foi dado acesso a vários documentos e dados que ajudaram na elaboração do referido Plano. Ao longo do estágio foram ainda aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado de Marketing e Promoção Turística em diversas atividades, quer do ponto de vista operacional, quer estratégico. Finalizado o trabalho, conclui-se que as agências de viagens com menor dimensão no mercado têm maior facilidade em decidir qual o segmento de mercado, que politicas e estratégias de Marketing aplicar, quando comparadas com os grupos de agência de maior dimensão. A Graçatur é um exemplo de negócio familiar, com vários anos de experiência no mercado, no entanto, não tem acompanhado a evolução no que toca à utilização dos meios de comunicação, sobretudo digitais. Tendo em consideração estas conclusões, futuramente, seria importante a realização de um plano de marketing digital com o objetivo de desenvolver este tipo de estratégias de marketing, melhorando a presença da Graçatur no online e consequentemente alargar o seu tipo de público-alvo e a sua carteira de clientes.
- Falls and Preventive Practices among Institutionalized Older PeoplePublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Madeira, Carla; Alves, Silvia; Henriques, Maria Adriana; Dixe, Maria dos AnjosThe present study about falls among the older adult population essentially explores biophysiological factors. In light of the complexity of the factors that cause these accidents, it is important to identify the safety and self-care practices of institutionalized older adults and their relationship with falls in order to introduce prevention measures and personalized cognitive–behavioral strategies. The objective of this study was to: (a) determine the frequency of falls and their recurrence among institutionalized older adults, and (b) to associate the occurrence of falls among institutionalized adults with or without cognitive impairment to communication and safety practices. This was a quantitative, correlational, and longitudinal study with 204 institutionalized older adults living in two long-term care facilities in Portugal. The Scale of Practices and Behaviors for Institutionalized Elderly to Prevent Falls was administered to the sample. The prevalence of falls at a 12-month follow-up was 41.6%, of which 38.3% were recurring episodes. Older adults with cognitive decline showed lower mean scores for safety practices. Further research with larger samples should explore the relationships between communication and safety practices and falls, their recurrence, and fear of new falls.
- Operating a Cocoa Bean Dryer with Renewable EnergiesPublication . Alvarez, Gustavo Miguel Castro; Gaspar, Marcelo Rudolfo Calvete; Correia, Mário António SimõesDrying is one of most used processes in agriculture since antique times, this process in general, consists in eliminating the water of a solid product with the purpose of increasing conservation time and avoiding the proliferation of microorganisms in the product. This drying is achieved by various methods such as: Convective dryers that use hot air to extract humidity, Conductive dryers that use heated metallic plates to extract humidity, Radiation dryers that extract humidity through infrared light, and Dielectric dryers that extract humidity through a high frequency electric field. Dominican Republic is the ninth exporter of Cocoa Beans across the globe, according to the export statistics issued by the Cocoa National Commission, in 2019 exports reached a value of 83 thousand metric tons, meaning that the use of cocoa dryers is of the upmost importance for these exports. The geographic scope of the project is limited by the geographic circumscription of San Francisco de Macorís where the cocoa bean is transferred for its drying process from the different places in the province. The technical scope of this project includes the identification and valuation of the renewable resources available in the zone through the use of available secondary information. As well as the development of a matrix for the selection of renewable energy that were identified and that can be implemented in the drying process of cocoa beans. Consequently, the renewable energy will be adapted in the cocoa drying process to subsequently determine the investment cost that is required for its implementation and determine the viability of the project.