Percorrer por data de Publicação, começado por "2022-02-21"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Tipografia em movimento. Manipulação de um tipo de letra variável para produção de efeitos cinéticosPublication . Neves, Daniel Armando Pereira; Santos, Ricardo Rodrigues dosA exploração de novas tecnologias aplicadas ao design tipográfico tende a influenciar a forma como os designers têm vindo a melhorar e experimentar novas abordagens no seu processo criativo. Desta maneira, os tipos de letra e composições tipográficas antigamente estáticas podem ser agora animadas nomeadamente em plataformas digitais devido aos novos suportes e técnicas existentes. Estes processos permitiram quebrar limitações existentes dando lugar a experimentações em diferentes meios tecnológicos. Neste contexto, a escolha centrou-se na utilização de tipos de letra variáveis e no estudo do conceito e aplicação da tipografia cinética de forma a criar uma sinergia entre ambas. Partindo do pensamento de que a tecnologia e os tipos de letra variáveis conseguem atribuir propriedades cinéticas à tipografia, a presente dissertação pretende investigar novas variantes explorativas dentro do design tipográfico variável. Com isto, pretende-se desenvolver um projeto de estrutura iterativa que se materialize na conceptualização e desenvolvimento de um tipo de letra variável experimental tal como a sua aplicação e implementação gráfica em animações e composições tipográficas de carácter cinético.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º CEBPublication . Domingues, Patrícia Alexandra Marques; Magueta, Lúcia GraveEste relatório representa a formação realizada através da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e compõe-se de duas partes principais: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, Dimensão Reflexiva, surge a análise e reflexão fundamentada do meu percurso ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada em Educação de Infância, nomeadamente, nos contextos de Creche e Educação Pré-escolar, e 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º/2.º e 3.º/4.º anos de escolaridade. No decorrer da reflexão estarão explícitos os momentos e os aspetos mais significativos do meu percurso, as aprendizagens realizadas e o meu desenvolvimento a nível pessoal e social, porém, essencialmente a nível profissional, como futura educadora/professora. Na segunda parte, Dimensão Investigativa, é apresentado um estudo de investigação realizado na Prática Pedagógica em contexto de creche. Este estudo incide sobre as interações realizadas por quatro crianças durante os momentos de brincadeira livre, pretendendo-se estudar as interações de cada uma com os seus pares e com os objetos, procurando responder à questão de investigação; Que interações são estabelecidas, em contexto de creche, por crianças de 24 a 36 meses na sala de atividades e no espaço exterior durante os momentos de brincadeira livre?. Trata-se de um estudo enquadrado no paradigma qualitativo, que seguiu uma metodologia de estudo de caso e que se baseou na observação direta das situações a estudar. Os resultados do estudo apresentam as interações estabelecidas pelas crianças, bem como, a importância do brincar em creche, as relações interpessoais e a relevância dos objetos nas suas explorações.
- Runas FutharkPublication . Ferreira, Bruno Esteves Rolo Bracons; Santos, Ricardo Rodrigues dos; Pinto, João Carlos de JesusEsta dissertação explorou a recuperação de referências históricas da cultura Viking, por parte do género musical chamado Viking Metal, tendo como intuito a criação de todo um aparato visual que suporte os mais diversos projectos que lhe são integrantes. Este género musical que usa essencialmente o paganismo nórdico como tema, partilha características com a apelidada Música Nórdica, que difere dela na utilização que faz de instrumentos acústicos em detrimento dos instrumentos eléctricos. Convém referir apenas que em ambos os casos, a recuperação da cultura Viking, não opera apenas a nível da produção de imagens e símbolos, mas é também estruturante de toda a dimensão conceptual dos projectos envolvidos. Da música à imagem gráfica, tudo faz parte do mesmo sistema e referências. Mas interessa-nos, portanto, a influência que a recuperação dessas culturas ancestrais exerce como ferramenta de inspiração no processo de desenvolvimento visual deste género musical, sobretudo naquilo que concerne à criação de logotipos das bandas e desenho tipográfico de toda a sua comunicação, até porque a nossa investigação, incide essencialmente em tudo o que tem a ver com o design gráfico. Dessa forma, através de um processo de recolha de toda essa informação referida, e da sua organização em diferentes parâmetros tipográficos, foi reunido material de investigação suficiente para cumprir o objectivo de criar um tipo de letra que possa ser utilizada como possível recurso para as respectivas bandas e a sua utilização comercial para empresas que partilhem as mesmas visões. Foram essenciais para esse processo todo um rol de entrevistas aos protagonistas deste género musical tão específico.
