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- A perceção do impacto da oferta formativa promovida pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande na comunidade, após os Incêndios Florestais de Pedrógão Grande em 2017Publication . Póvoa, Nuno Miguel Neves; Sousa, Susana Manuela Franco Faria de; Ribeiro, Tiago Manuel CoelhoA capacidade de reação das comunidades aos Incêndios Florestais de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes ocorridos em junho de 2017, ocupa, atualmente, um grande espaço de discussão e análise no campo da investigação. Nesse sentido, a Oferta Formativa é considerada como uma ferramenta importante para este processo, perspetivando-se desencadear processos de mudança de comportamentos das populações destas comunidades, na resposta a novas catástrofes. O presente estudo centra-se na Oferta Formativa promovida pela AVIPG, e tem como objetivo principal avaliar a perceção do impacto da oferta formativa, nas comunidades atingidas pelos Incêndios Florestais de Pedrógão Grande ocorridos em junho de 2017. A investigação foi realizada no período compreendido entre a ocorrência da catástrofe e o final de 2019, enquadrando-se na metodologia de investigação de caráter exploratório com recurso a técnicas de recolha e tratamento de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados finais deste estudo mostram o surgimento dum movimento associativo como resposta das comunidades afetadas pelos incêndios florestais e que facilmente progride com a constituição da AVIPG. Legalmente constituída, promove um vasto leque de ofertas formativas através de parcerias com entidades formadoras, cuja perceção dos formandos após conclusão das ações de formação, indicia uma maior resiliência das comunidades na capacidade de resposta a catástrofes semelhantes, que possam novamente fustigar a região. Ao nível das expetativas de reposta a semelhantes catástrofes, a oferta formativa e o apetrechamento das aldeias resilientes/ comunidades com equipamentos de apoio adequados às novas competências adquiridas através das ofertas formativas são vistos como contributos relevantes para o empoderamento comunitário, ainda que a análise deste impacto careça de um estudo mais aprofundado. Porém, verificam-se ainda muitas fragilidades na região, imputadas pela AVIPG ao Estado, enquanto responsável pelo País e sua População.
- Procedimentos técnicos na reparação de sistemas de propulsão, transmissão e controlo de emissões automóveisPublication . Guzmán, Sandro Guillermo Galarza; Carvalho, Paulo Alexandre de Matos e Henriques deO presente relatório aborda as principais atividades desempenhadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel. Decorreu na sede da empresa do sector automóvel denominada Leiridiesel Group. A empresa é líder de mercado na prestação de serviços de reparação técnica de sistemas de veículos automóveis. As atividades apresentadas são feitas nas áreas técnicas de aplicação de procedimentos na reparação de sistemas de Turbocompressores, componentes Diesel (bombas de injeção, injetores), filtros de partículas e caixas de velocidades. As seções mencionadas apresentam uma descrição detalhada das etapas e procedimentos técnicos de revisão e reparação requeridas que avalizam o funcionamento dos respetivos sistemas. Na secção “Turbocompressores” é apresentado um caso de estudo com uma descrição detalhada dos procedimentos técnicos para a revisão, reparação, afinação e são expostas as avarias mais comuns neles. Na secção “Injeção Diesel” são apresentados os procedimentos para a revisão, reparação e recondicionamento de bombas injetoras convencionais, bombas common rail, injetores e unidades de injeção para veículos ligeiros e pesados, é exposto um exemplo de injetores VDO. Na secção “Controle de Emissões” é apresentado o procedimento para a limpeza e reparação de filtros de partículas e catalisadores. Na secção “Transmissões Automáticas” é apresentado o processo de reparação de uma caixa de velocidade com o seu conversor de binário.
- ESTRATÉGIA INTEGRADA DE AVALIAÇÃO E CONSCIENCIALIZAÇÃO CIBERNÉTICA EM CONTEXTO ESCOLARPublication . Marques, Frederico Manuel Ferreira; Antunes, Mário João GonçalvesA evolução tecnológica e a massificação do uso da Internet têm moldado a sociedade atual. O uso de dispositivos eletrónicos e da Internet e dos seus serviços, como a Web ou o e-mail, encontra-se, atualmente, massificado e tem uma abrangência global. Quer os cidadãos, quer as empresas, têm beneficiado imenso com o recurso às plataformas digitais, traduzindo-se numa fonte de criação de conhecimento, de incremento das relações interpessoais, de exploração de novas formas de entretenimento e de expansão da atividade social e económica. As oportunidades que a Internet e os seus serviços oferecem, escondem alguns riscos emergentes e confinados à abrangência digital. É possível ver, cada vez mais, notícias associadas a ataques realizados na Internet, com recurso a formas cada vez mais sofisticadas. O cidadão comum é confrontado com vários tipos de ataques, normalmente, sob a forma de engenharia social, que se traduz em tentativas de extorsão, para obtenção de bens ou informação sobre a vítima. Relativamente às empresas, os desafios também são muitos, já que as motivações dos atacantes têm um largo espectro, variando desde a simples extorsão até à obtenção de informação sobre propriedade intelectual por parte das empresas concorrentes. A pandemia provocada pela COVID-19 acentuou ainda mais este problema, quer para os cidadãos, quer para as empresas e instituições, atendendo a que muitas pessoas foram forçadas a trabalhar, remotamente, e nem sempre com as condições técnicas e de segurança adequadas. As escolas têm como missão a transferência de conhecimento e de competências reconhecidas pela sociedade, onde se incluem as competências digitais e a consciencialização para as questões relacionadas com a segurança no ciberespaço. A comunidade escolar é heterogénea e agrega vários perfis digitais, nomeadamente, os estudantes e os funcionários docentes e não docentes. Ao nível da consciencialização para as questões relacionadas com a cibersegurança, estes perfis estão igualmente em patamares diferentes, fruto do tipo de utilização, dos conhecimentos técnicos já adquiridos, bem como do nível socioeconómico a que pertencem. Este relatório de projeto, apresenta-se uma estratégia integrada de consciencialização cibernética que foi implementada e avaliada em contexto escolar. Apresenta-se um estudo sobre as atitudes e comportamentos em relação à cibersegurança, em meio escolar. Atendendo a que apenas é possível prevenir o que se consegue medir, o trabalho foi desenvolvido com recurso à medição dos comportamentos e das atitudes, através de dois questionários distintos, que utilizam uma escala de Likert. Foi igualmente disponibilizado e testado um autodiagnóstico, para medir as habilidades dos alunos em segurança cibernética, e um plano de aula de ciberconsciência, a aplicar nas unidades curriculares de TIC e/ou de Educação para a Cidadania. O trabalho teve como ponto de partida a utilização e adaptação de duas escalas já validadas, com aplicação em empresas e instituições na área da saúde. O interesse da comunidade científica e dos intervenientes (alunos, professores e funcionários) em analisar o nível de consciencialização para a cibersegurança, em meio escolar, constituiu a motivação para a realização deste trabalho. Os resultados obtidos com a recolha dos questionários em três turmas do 6.º ano de escolaridade e ainda três turmas do 9.º ano, permitiram identificar comportamentos, tendências e más práticas relativamente às atividades realizadas online, quer em contexto escolar, quer em casa, em contexto de entretenimento. Numa segunda fase, procedeu-se ao desenvolvimento do questionário de autodiagnóstico, disponibilizado através de uma página web, que pretende avaliar o nível de cibersegurança e ciberconscientização na comunidade escolar, definindo um conjunto relativamente amplo de perguntas que se enquadram nos tipos de incidentes definidos na taxonomia de referência de incidentes de segurança e utilizada pela rede nacional de CSIRT. Na terceira fase, desenvolveu-se o plano de aula, para abordar os temas de cibersegurança e ciberconsciência, enriquecendo as atividades de ensino-aprendizagem das disciplinas de TIC e Educação para a Cidadania, em sala de aula. A investigação decorreu no estabelecimento de ensino particular e cooperativo da cidade de Leiria, Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI). Além da caracterização da comunidade que participou no estudo e da análise dos resultados obtidos com os dois questionários, o trabalho de investigação englobou ainda dois elementos importantes que visam alertar para a consciencialização da cibersegurança no ambiente escolar: (i) a construção de um questionário de autoavaliação, sobre conceitos fundamentais de cibersegurança; (ii) o plano de uma aula, para abordar este tópico na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação para a Cidadania. Globalmente, a medição efetuada e os resultados obtidos são promissores e permitem identificar as más práticas existentes, com vista a delinear um plano mais assertivo de consciencialização da cibersegurança. A metodologia de trabalho adotada, os questionários implementados e a aplicação de autodiagnóstico poderão, facilmente, ser aplicados a outras instituições de ensino e a outros perfis da comunidade escolar, designadamente, aos docentes e pessoal não docente.
- Efeito da interação entre dietas e condições de aumento rápido de temperatura e amónia na resposta imune do ouriço-do-mar Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816)Publication . Lapa, Catarina Valente; Baptista, Teresa Maria Coelho; Lourenço, Sílvia Alexandra PereiraO ouriço-do-mar Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816) é um recurso marinho de elevado valor comercial, e as suas gónadas são muito apreciadas no sul da Europa. A sua sensibilidade a alterações nos parâmetros físico-químicos da água, leva à necessidade de entender os seus limites de tolerância em sistemas de produção aquícola. Sistemas estes onde os níveis de substâncias nocivas, tais como amónia, podem ser superiores às concentrações habituais em ambientes naturais. O sistema imunológico dos ouriços-do-mar é constituído por células imunes, os celomócitos. Estes são responsáveis pelas respostas celulares a agentes externos e produzem uma grande variedade de fatores humorais que são importantes defesas do hospedeiro contra patógenos. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o efeito da dieta na resposta imune da espécie P. lividus expostos a fatores de stress ambiental. Os indivíduos foram recolhidos na zona intertidal de Peniche, foram mantidos em dois sistemas RAS de 600L e alimentados com duas dietas, macroalga (Ulva rigida) e ração vegetal, 3 vezes por semana durante 90 dias. Ao longo do ensaio nutricional, os indivíduos foram expostos a dois fatores de stress: temperatura elevada (≥ 24ºC) e concentração elevada de amónia (NH3 ≥ 3 mg/L) em experiências de exposição aguda (EEA) de 24h. Após as EEA, foram avaliadas a resposta comportamental, a produção de células imunes e de moléculas com função imunológica como parâmetros de imunidade celular e humoral. No ensaio nutricional, os indivíduos alimentados com ração apresentaram um índice gonadossomático (12,50%) significativamente superior aos ouriços alimentados com a macroalga (3,53%), mas estados de maturação semelhantes. Nas EEA, as respostas de endireitamento variaram entre os 01:01 e os 03:13 minutos. Os indivíduos alimentados com a ração vegetal e sujeitos à amónia elevada apresentaram respostas mais rápidas em relação aos restantes parâmetros. Nos parâmetros de imunidade celular os granulócitos incolores foram os celomócitos mais abundantes (52%), seguidos dos fagócitos (31%), dos granulócitos vermelhos (12%) e das células vibráteis (2%). A contagem de células foi semelhante entre fatores, a dieta de macroalga promoveu percentagens mais elevadas de granulócitos incolores e vermelhos e mais baixas de fagócitos e vibráteis, a ração vegetal promoveu percentagens mais elevadas de fagócitos e granulócitos vermelhos e mais baixas de granulócitos incolores e vibráteis, quando comparados com o controlo. Nos parâmetros de resposta humoral, a concentração de lisozima variou entre 0,53 e 2,18 μg/mL, sendo semelhante entre fatores e dietas. A atividade da protease variou entre 12 e 18%, esta foi semelhante entre fatores, ambas as dietas promoveram percentagens mais baixas, quando comparados com o controlo e a concentração do óxido nítrico variou entre 0,14 e 2,59 μM/mL. Os ouriços-do-mar sujeitos à temperatura elevada apresentaram concentrações mais elevadas de óxido nítrico e estas só ocorreram na ração vegetal. Os resultados obtidos mostram que a dieta artificial parece favorecer os indicadores comportamentais e humorais dos ouriços expostos aos fatores. Já os indicadores de imunidade celular parecem mais dependentes da condição individual de cada ouriço.