Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Direct digital manufacturing of products based on high content of stone powderPublication . Pereira, João Miguel Júnior Loja; Mateus, Artur Jorge dos SantosResidue creation from industrial transformation processes are the focus of circular economy studies with the intent to boost revenue and improve environmental impact. As in the case of stone sludges and powders, residue elimination or re-usage, would bring forth reductions in post processing costs, improve environmental impact, as well as adding new revenue streams with added products to the companies portfolio. This project aims to develop a technical road-map of materials and processes for stone residues and powders, in which they are incorporated and transformed into new products, via additive manufacturing, using thermosetting polymeric materials as binder and incorporating them in different mixture rates. Trial and error experimental processes, using Biresin G26, Pavistone 1K and Pavistone 2K resins, incorporating a variety of filler ratios, determine that, usable compounds have filler contents from 30 to 86% wt. Resulting compounds were extruded manually, via syringes, and approved mixtures undergo mechanically assisted extrusions, via an adapted deposition printer. Materials with promising outcomes for additive manufacturing techniques define the material processing windows. Materials in this study were subjected to tensile testing, hardness tests and micro computed tomography scans. Joint analysis of these properties and produced extrusions then define the admissible additive manufacturing technique for industrialization. This study aims to provide results in the domain of material properties and equipment feasibility. Results show that: filler additions lead to a decrement of the mechanical properties; Losses of properties up to 90% were recorded, with exceptions of minimum gains of 170% for specific binder/filler combinations; filler increase drives increases of porosity; and mixtures with growth in their curing processes are not suitable for additive manufacturing processes that require defined form. The wide range of specifications of these materials and their initial formulations, will provide a wide range of end products that can also be applied in a multitude of applications. Existing technology in conjunction with the concept extruding head of this project, provide a system that is adjustable for a wide latitude of materials and end products.
- AGILIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENTREGA DE SOFTWAREPublication . Rolo, Simão Pedro Ferreira; Ribeiro, José Carlos BregieiroNeste documento descreve-se o estágio curricular desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado de Engenharia Informática - Computação Móvel, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria, e realizado no Grupo Lusiaves SGPS,SA, no período compreendido entre Outubro de 2019 e Junho de 2020. Durante o período de estágio o objetivo foi de desenvolver mecanismos de Continuous Integration e Continuous Development, assim como o desenho e migração de aplicações monolíticas para containers . Adicionalmente, foi também essencial desenvolver aptidões relativas à Plataforma de Integrações utilizada na Empresa (Boomi), assim como aptidões ao nível de infraestrutura de empresa (AWS). Durante a duração do estágio e com recurso a uma metodologia ágil, foi possível implementar ferramentas, tecnologias e métodos que permitiram concretizar o objetivo inicial de se ter processos de Continuous Integration, Continuous Development e de contentores escaláveis. Foi possível implementar algumas soluções que ajudaram não só na qualidade dos dados de logging, como a solução de contentorização pretendida, assim como mecanismos que simplificaram o Continuous Integration e o Continuous Development.
- Estudo do Processo de Eletroerosão na Produção de Cavidades MoldantesPublication . Vinagre, Dércio Emanuel Brito; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Correia, Mário António SimõesO presente trabalho visa o estudo e proposta de melhorias no sistema produtivo, em particular na secção de eletroerosão, da empresa Geocam – Maquinação e Moldes Lda. De forma a melhorar o sistema produtivo e tendo em conta a gama de moldes produzidos na empresa, foram realizados dois estudos que incidem na eletroerosão de ribs, tratando-se de uma operação praticamente existente em todos os moldes. O primeiro estudo visa duas abordagens distintas na modelação de elétrodos para eletroerosão de ribs numa peça de aço. Uma de geometria mais complexa que inclui todos os ribs de uma determinada zona em um único elétrodo e outra em que consiste na divisão dos ribs por duas geometrias complementares, em dois elétrodos. Ambas as abordagens representam vantagens: a primeira apresenta melhor resultado em relação ao custo total do processo de eletroerosão enquanto a segunda necessita de aproximadamente a metade do tempo de maquinação dos elétrodos quando comparada à primeira. O segundo estudo incide no desgaste dos elétrodos, tendo sido testados três tipos de grafite similares, de três fornecedores diferentes, em dois casos concretos. O primeiro caso consiste na eletroerosão de um rib que resultará numa cavidade no aço, enquanto o segundo caso consiste na eletroerosão de um rib que resultará num rasgo no aço. A grafite do fornecedor “A” apresentou os melhores resultados em relação à percentagem de desgaste e taxa de desgaste dos elétrodos em ambos os casos. Relativamente ao tempo de eletroerosão no primeiro caso, a grafite do fornecedor ”B” apresentou os melhores resultados , tendo o fornecedor “C” apresentado melhores resultados no segundo caso. Quando comparado o primeiro caso com o segundo, verifica-se que o segundo caso apresenta melhores resultados em termos de percentagem de desgaste dos elétrodos, tempo de eletroerosão e taxa de desgaste.
- Easyedge.ioPublication . Jorge, Pedro Miguel Brito; Costa, Nuno Alexandre RibeiroAo longo dos últimos anos os avanços tecnológicos têm vindo a ser cada vez mais significativos e a ter um maior impacto no nosso quotidiano. O termo Internet of Things (IoT) já não é desconhecido para muitos e é o termo dado ao conjunto de objetos físicos com capacidade de se ligaram permanentemente à Internet, de se identificarem na rede e de comunicarem entre si. Têm igualmente uma grande capacidade de absorver uma vasta quantidade de informação sobre o que os rodeia. Este projeto teve como finalidade o desenvolvimento de uma plataforma que permitisse a configuração de dispositivos remotamente e em série. De forma a facilitar o processo, que por vezes demora dias a resolver e envolve deslocações, teve-se como objetivo criar uma plataforma que fosse intuitiva e eficiente. A configuração de um dispositivo pode ser bastante complexa e tornar o processo demorado, fazendo com que um ou vários recursos humanos estejam alocados a este processo ao longo desse tempo. Quanto mais tempo demorar o processo, mais dispendioso ele será. Agora imagine-se repetir este processo milhares de vezes, quanto não se poderia poupar se o processo fosse simplificado e pudesse ser replicado através de apenas um clique. Para fazer face a estes problemas, criou-se uma plataforma denominado “easyedge.io”. A criação desta plataforma envolveu desenvolver a camada gráfica, os serviços de API’s e a base de dados, de forma a conectarem com outros serviços já existentes, serviços esses responsáveis por enviar informação para o hardware. Neste momento a plataforma encontra-se em produção e disponível para os utilizadores.
- Sound Particles GUI TesterPublication . Maltez, Ricardo dos Santos Silva Marques; Rodrigues, Nuno Carlos SousaEste relatório descreve o estágio curricular do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel na empresa Sound Particles Lda., com a duração de 9 meses. Neste aprendeu-se a utilizar o software Sound Particles e desenvolveu-se uma aplicação Command Line Interface (CLI) que interage com a sua interface de utilizador (UI - User Interface), com recurso à biblioteca SikuliX, de forma a testar o correto funcionamento do Sound Particles. O software desenvolvido foi integrado na pipeline de desenvolvimento da empresa, garantindo a atualização do estado de funcionamento do produto Sound Particles, diariamente. No presente documento inclui-se sucintamente o conhecimento adquirido sobre o software Sound Particles, alguma informação sobre bibliotecas ou ferramentas que permitem a interação com a UI, o processo de desenvolvimento do software criado para testar a UI do Sound Particles, o processo de integração deste software na pipeline e uma reflexão sobre todo o processo da formação em contexto de trabalho.