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- Patient Safety in Primary CarePublication . Pedrosa, Vanda VarelaIntroduction: Patient safety and the development of quality safety processes have been gaining prominence in business management in the public and political sector, particularly in Europe, after the Quality and Safety in European Hospitals project was driven by the support of the Lisbon strategy agenda. Scientific research has also followed this trend. However, the study of patient safety management and methods is still scarce. Objectives: Resorting to Cartaxo Health Centre, the research contributes to the analysis of the proposition that there is not only a lack of knowledge of the professionals who directly contact the patient about the patients safety in primary health care, but also that the methods used in practice are very intuitive and individualised by the absence of formal and institutional coordinated orientation. Methodology: Using a qualitative methodology and the case study method, a semi-structured interview was conducted with 40 health professionals—among doctors, nurses, and technicians—who contacted patients, in order to know what they know and consequently incorporate about patient safety. Results: We confirmed several discrepancies between functional units. It was clarified that in the domicile the knowledge is scarcer. Conclusion: We have delimited factors that do not ensure a reliable environment and culture, to improve with a training plan and institutional coordination that supports notification. The complexity of the context impacts on the nature and dimension of adverse events due to stress, workload and organization. A Taxonomy of Adverse Events was constructed and its path from the source to the solution was mapped. It´s our intention to share this Taxonomy with the professionals, with a strong expectation that will improve Quality and Safety in Portuguese Primary Care.
- O Educador Social na perspetiva dos jovens acolhidos em Lar de Infância e JuventudePublication . Gaspar, Rolando Mário Gomes; Santos, Filipe Alexandre da SilvaEste estudo, conduzido para responder à pergunta Como é percecionado o Educador Social pelas crianças/jovens acolhidos em Lar de Infância e Juventude? baseou-se em entrevis-tas de 10 jovens acolhidos no Colégio D. Dinis – Internato Masculino de Leiria, um Lar de Infância e Juventude sito em Leiria. A pergunta surgiu da necessidade do investigador, enquanto educador social no mesmo co-légio, determinar de que forma a relação mantida com os jovens era considerada positiva e tinha impacto no seu processo de desenvolvimento enquanto pessoa. A possibilidade de realizar a investigação com jovens que se encontravam acolhidos é rele-vante foi reflete as perceções dos jovens à data, permitindo refletir e reestruturar a interven-ção indo ao encontro daquilo que são as necessidades sentidas atualmente. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados para explorar a riqueza da temática de uma forma mais livre. Os dados obtidos, embora não generalizáveis por se tratar de um estudo de caso e de uma amostra de conveniência, remetem para a importância que os jovens dão à relação mantida com o educador, considerando-o como pessoa de significativa que exerce, na ausência dos progenitores, a função de substituto parental.
- Estudo de Materiais de Matriz Polimérica Reforçados Com Cargas RecicláveisPublication . Carvalho, Flávio Alexandre Mendes; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Martinho, Pedro Miguel GonçalvesAtualmente vive-se uma política de diminuição de resíduos, da pegada ecológica, carbónica, hídrica, entre outros. Com o aparecimento de substâncias plásticas nos oceanos e em algumas costas marítimas internacionais aumenta a responsabilização da gestão pela redução de resíduos plásticos. A melhor forma de baixar a percentagem desses resíduos é baixar a sua produção. Assim sendo as empresas motivadas pela legislação e pela consciencialização ambiental procuram novos materiais poliméricos ou de matriz polimérica, para substituir os polímeros convencionais, principalmente os que são transformados pelo processo de moldação injeção. O objetivo fundamental no presente trabalho é a produzir e caracterizar materiais plásticos reforçados com cargas recicláveis ou biodegradáveis. Neste sentido, o desenvolvimento do trabalho incluiu a seleção das cargas biodegradáveis e recicláveis, a introduzir em polímeros de grande consumo, Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS), pela produção de provetes, pelo processo de moldação por injeção, para a realização de ensaios experimentais normalizados e pela caracterização das respetivas propriedades térmicas e mecânicas. Os resultados obtidos permitiram determinar as principais propriedades mecânicas dos polímeros reforçados com cargas recicladas e biodegradáveis e demonstram proeminência para o desenvolvimento de projetos futuros de produção de peças de plástico com cargas recicláveis ou biodegradáveis, pelo processo de moldação por injeção.