Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- “Impacto das Linguagens Artísticas na criação de Relações Interpessoais em Idosos Institucionalizados”Publication . Martins, Salomé da Silva Gomes; Sousa, Jenny Gil; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaA entrada definitiva para uma estrutura residencial é um processo marcado, muitas vezes, por perdas simbólicas e/ou concretas e exige da parte da pessoa idosa uma reestruturação do seu quotidiano. A vivência nestes contextos específicos obriga a uma adaptação a uma nova realidade onde prevalecem sentimentos de solidão, baixa autoestima, tristeza, pouca comunicação e interação social. Esta problemática, que toca de forma bastante profunda o bem-estar dos indivíduos que vivem em estruturas residenciais, encontra nas práticas culturais e artísticas dimensões-chave potenciadoras de desenvolvimento pessoal e social. Tendo como base estes pressupostos, pretendeu-se com este trabalho conhecer os contributos das linguagens artísticas na criação de relações interpessoais nos idosos institucionalizados. Para tal, foi desenvolvido um estudo qualitativo, com características de investigação-ação e como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas aos participantes e técnicas no fim das sessões e o diário de bordo da investigadora sustentado pela observação participante. O estudo teve como participantes todos os utentes inseridos na Unidade de Cuidados Continuados Integrados pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, num total de oito idosos, com uma média de idades rondando os oitenta anos. No que concerne aos resultados do projeto, estes revelaram que as atividades baseadas nas linguagens artísticas foram uma mais-valia para os participantes, uma vez que proporcionaram momentos de interação e uma maior aproximação e sociabilidade.
- Potenciar a acessibilidade em centros de interpretação, para visitantes senioresPublication . Fonseca, Ana Teresa Sequeira da; Sousa, Jenny GilA acessibilidade nas suas diferentes formas – física, comunicacional e atitudinal – tem vindo a ser objeto de estudo e de implementação de práticas em vários espaços culturais, sendo fundamental para a inclusão dos vários visitantes, com e sem deficiência, nomeadamente para a pessoa sénior. A presente investigação centra-se no tema da acessibilidade do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) para o público sénior. É um estudo de carácter qualitativo, apresentando-se como um estudo de caso exploratório-descritivo, que pretende verificar as características de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal do CISE, de forma a apresentar potenciais soluções que possam melhorar a acessibilidade de centros de interpretação para o público sénior. Para tal, foi realizada a observação direta das diferentes características de acessibilidade do CISE e de três visitas guiadas às exposições, assim como, aplicados 87 inquéritos por entrevista estruturada a visitantes seniores, de forma a ser possível analisar as características de acessibilidade do CISE e conhecer a perceção do visitante sénior em relação a essas características. Os resultados obtidos permitiram verificar a existência de várias lacunas, mas também identificar diversas medidas de acessibilidade que devem ser tidas em conta aquando da construção ou renovação de um centro de interpretação. Assim, para finalizar, apresenta-se um conjunto de potenciais soluções que podem melhorar a acessibilidade de um centro de interpretação, para visitantes seniores.
- Entraves à implementação da Economia Circular nas empresas da Região de LeiriaPublication . Santo, Renata Andreia Dionísio; Fernandes, ria Eduarda da Silva TeixeiraA presente dissertação tem como principal objetivo a identificação dos entraves que as empresas da Região de Leiria consideram importantes à implementação da economia circular (EC), tratando-se, portanto, de um estudo de natureza exploratória. Com base nos resultados de pesquisas anteriores e revisão de literatura, são identificadas 30 barreiras e agrupadas em 5 categorias: barreiras culturais e de mercado (BCM), barreiras financeiras (BF), barreiras políticas e regulamentares (BPR), barreiras estruturais e tecnológicas (BET) e barreiras organizacionais e de gestão (BOG). Posteriormente, incluem-se 17 das 30 barreiras inicialmente identificadas num questionário, colocado às empresas da Região de Leiria. Com base nas respostas obtidas conclui-se que as 3 principais barreiras à implementação da EC para as empresas são: (1) a falta de cooperação e colaboração entre empresas (BOG); (2) os clientes não se preocupam com questões relacionadas com o ambiente (BCM); e (3) falta de subsídios ou benefícios fiscais para investir em sistemas produtivos circulares (BPR). A escala utilizada ao nível da categorização das barreiras foi validada com recurso à análise fatorial e os resultados revelam que as empresas da região de Leiria não priorizam nenhum tipo de barreira comparativamente com os outros. No entanto, o presente estudo permite destacar algumas ações prioritárias a realizar, a fim de facilitar a implementação generalizada da EC nas empresas da Região de Leiria.