Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- 3PNIF | Private Portable Pentest and Network Information FrameworkPublication . Alves, Cristiano Pereira; Domingues, Patrício RodriguesA segurança da informação exige normas e procedimentos de boas práticas, para todos os que, de algum modo, possuem contacto com as tecnologias e meios de acesso à informação. Existem também mecanismos, equipamentos e aplicações que garantem uma segurança adicional. É possível imaginar um cenário ideal numa Organização com todas as variáveis implementadas, mas nada garante que as ameaças estejam distantes. Compete aos responsáveis da segurança da informação identificar todos os mecanismos de segurança para a realização de uma avaliação de risco. Só assim, é possível garantir se esses mecanismos são eficazes e estão em conformidade com o esperado. As ferramentas atualmente disponíveis para execução desses testes, identificados como testes de penetração ou pentests, são inúmeras para sistemas ou aplicações, focadas em áreas muito específicas, exigindo uma utilização individual e manual, onde o executante deve possuir conhecimentos aprofundados. Com a realização deste projeto, pretende-se elaborar uma plataforma Web do tipo framework, completamente portátil sem necessidade obrigatória de acesso à Internet, com o título "3PNIF | Private Portable Pentest and Network Information Framework", que agrega ferramentas (algumas pré-introduzidas e outras podendo ser adicionadas pelo utilizador) que incidam na realização de testes baseados em modelos, estes constituídos por várias ferramentas. Através das informações obtidas, dos outputs de cada ferramenta, é possível criar um relatório final automático. Desta forma, o 3PNIF ajuda a realizar uma avaliação de risco da segurança da informação e dos sistemas, através da execução de testes contendo ferramentas selecionadas para obter informações e identificação de vulnerabilidades ou falhas de segurança. Através dos resultados e informações obtidas, a avaliação de risco permite aferir se essa segurança está de acordo com a esperada. O projeto está dividido em três tarefas principais: criação do mecanismo para adicionar ferramentas e parâmetros, desenvolvimento de métodos para execução dessas ferramentas e criação do relatório final baseado nos outputs.
- Segurança Informática em Ambientes de Avaliação EscolarPublication . Anacleto, Nuno Alexandre Pereira; Domingues, Patrício RodriguesNos dias que correm, os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental na vida das pessoas bem como das organizações, pois tornaram-se imprescindíveis para o desempenho de muitas das suas atividades. O mesmo sucede com as empresas de formação profissional, escolas ou até outras entidades que providenciam formação aos próprios trabalhadores. Uma parte significativa de formações assenta em sistemas informáticos para efeitos de aprendizagem e de avaliação. Como em qualquer processo de avaliação, é necessário assegurar que esse processo seja transparente e, idealmente impenetrável a fraudes. Contudo, pela sua complexidade, os sistemas informáticos expõem uma vasta superfície de ataque que pode ser explorada por utilizadores maliciosos, especialmente nos momentos de avaliação, para, através da fraude obterem bons resultados. Este trabalho tem como objetivo o estudo de meios e de formas de prevenção de utilização ilícita de tais tecnologias em sistemas Microsoft Windows bem como a criação de software para utilização nos momentos de avaliação em entidades de formação que, por motivos orçamentais, tecnológicos ou de puro desconhecimento, não o possam conseguir de outra forma.
- Monitorização e Modelação do Património Cultural através da utilização do Modelo BIMPublication . Francisco, Carina Isabel dos Santos; Rodrigues, Hugo Filipe Pinheiro; Gonçalves, Gil RitoA presente dissertação apresenta o estudo da monitorização e modelação do património cultural através da utilização do modelo BIM, no Mosteiro da Batalha, elaborado no âmbito de uma bolsa de investigação financiada pelo INESCC, relativa ao projecto interno HERITAGE-3DIM. A preservação e reabilitação do património histórico é uma preocupação crescente, pois estes têm um valor incalculável e requerem um conhecimento aprofundado dos materiais utilizados na sua construção, das transformações sofridas, dos efeitos das mudanças climáticas e da poluição envolvente, das consequentes patologias, das técnicas de classificação das patologias, entre outros. Nesse âmbito, e através de imagens da fachada adquiridas com o suporte de um veículo aéreo não tripulado (UAS), foram realizadas através de duas técnicas a classificação das patologias. A análise e interpretação dos classificadores foi realizada a partir da validação das áreas ocupadas por cada patologia. Efetuaram-se ensaios na fachada do Mosteiro recorrendo a Ground Penetrating Radar, com antenas de várias amplitudes e utilizando uma câmara termográfica, obtiveram-se imagens térmicas da mesma zona, que complementaram a análise e interpretação de algumas patologias detetadas e de comportamento das rochas. O desenvolvimento de um modelo BIM a partir de plantas do mosteiro de uma área de estudo em 3D, recorrendo ao software REVIT, com a criação de paredes e planos para posterior inserção de todos os elementos obtidos, classificações, ensaios e imagens permitiram simular a apresentação dos vários resultados num só modelo de forma a permitir que equipas de restauração possam analisar num só modelo a informação obtida.