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- Análise sobre a influência da utilização de aditivos em combustíveisPublication . Bastos, Daniela Filipa da Silva; Serrano, Luís Manuel Ventura; Carvalho, Paulo Alexandre de Matos e Henriques deNos últimos anos, o panorama da mobilidade rodoviária tem sofrido alterações constantes e profundas, motivadas em grande parte pela preocupação ambiental e energética, pelo que, em consequência, têm ocorrido significativos desenvolvimentos de soluções tecnológicas inovadoras nos veículos automóveis. É factual que os limites de emissões de poluentes estão cada vez mais apertados, o que motiva alterações nos motores de combustão interna dos veículos (sistemas de injeção de combustível mais eficientes e novos sistemas de tratamento de gases de escape). Um dos aspetos que tem evoluído de modo evidente tem sido a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis, que se encontra em expansão e com potencial de crescimento, estando a ser gradualmente incorporados no combustível convencional em determinadas percentagens, limitadas legalmente. Este aspeto permite que também estes combustíveis contribuam significativamente para minimizar as emissões de CO2 e de compostos poluentes. Também os ciclos de homologação dos veículos encontram-se em fase de transição para um ciclo que reflete melhor a realidade de condução, bem como das infraestruturas rodoviárias atuais. O presente estudo foca-se na análise de diferentes combustíveis, que contêm gasóleo, aplicada à execução dos ciclos de condução. Foram elaborados ensaios experimentais no banco de rolos do Laboratório de Eng. Automóvel da ESTG – IPLeiria, com um veículo dotado de motor Diesel, de geração Euro 4. Basearam-se nos ciclos de desempenho (potência e binário) e na replicação dos ciclos de homologação New European Driving Cycle (NEDC) e Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP), de modo a analisar o comportamento de diferentes percentagens de biocombustíveis, quando incorporadas nos combustíveis fósseis. Procedeu-se à medição do consumo de combustível, desempenho do motor e emissão de poluentes. Complementarmente, analisou-se o comportamento da pressão de combustão em determinados regimes do motor, para os diferentes combustíveis também. Constatou-se que o combustível sem biodiesel incorporado (B0) apresenta o melhor desempenho nas curvas de potência, binário e consumo específico, tendo-se obtido 357 Nm e 182 g/kWh, às 2250 rpm. Contudo, com o combustível contendo 7% de biodiesel (B7) houve um aumento de apenas 1,9% no consumo específico, ao mesmo tempo que este é o combustível que se revela mais eficiente na execução dos ciclos NEDC e WLTP, com consumos combinados de 6,29 e 5,94 kg/100km respetivamente. O combustível contendo 15% de óleos vegetais hidrogenados (HVO15) registou o consumo específico mais elevado no regime de binário máximo, de cerca de 203 g/kWh, no entanto apresenta uma curva de binário ligeiramente superior aos restantes combustíveis analisados. Já o combustível contendo 15% de biodiesel (B15) é aquele que apresenta o desempenho mais baixo, assim como consumos mais elevados na totalidade das situações analisadas. Assim, esta análise permite identificar que a mínima inclusão de componentes no gasóleo convencional produz efeitos notórios no desempenho do motor e que este deve ser um processo que merecerá uma análise continuada, quer pela evolução das tecnologias dos motores, quer pelo desenvolvimento dos combustíveis.
- Subjective Evaluation of Haptic Feedback Technologies for Interactive MultimediaPublication . Silva, Bruno; Costelha, Hugo; Bento, Luís Conde; Barata, Márcio; Assunção, Pedro A. AmadoCurrent trends in the development of remote control devices for user interaction with multimedia equipment and applications are increasingly advancing the traditional keypad-based technologies, in order to improve the functionality of remote control devices and also to enhance the user experience. Haptic feedback allows the user to have a similar sensation to that provided by conventional buttons, with the advantage of a much greater flexibility, including dynamic choice of mechanical effects capable of discriminating between different functions. However, selection of haptic feedback effects that are capable of enhancing the user experience remains a great challenge for engineers and product designers. This work is a contribution towards this goal by presenting a usability study of two technologies (eccentric rotating mass and linear resonant actuator) capable of providing different haptic feedback effects in remote control devices. A subjective evaluation study was carried out to obtain subjective scores for a significant number of haptic feedback effects. The number of preferred actuators of each type and whether haptic feedback is suitable in remote control devices for interactive multimedia, were also evaluated. The results of this study show that most users prefer an interface with haptic feedback and different scores were obtained for different haptic feedback effects, according to the characteristics and number of the actuators.