Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- First and second fundamental solutions of the time-fractional telegraph equation of order 2αPublication . Ferreira, Milton; Rodrigues, M. Manuela; Vieira, NelsonIn this work we obtain the first and second fundamental solutions of the multidimensional time-fractional equation of order 2α, α ∈]0, 1], where the two time-fractional derivatives are in the Caputo sense. We obtain representations of the fundamental solutions in terms of Hankel transform, double Mellin-Barnes integral, and H-functions of two variables. As an application, the fundamental solutions are used to solve a Cauchy problem and to study telegraph process with Brownian time.
- Eu e tu somos nós : intervenção familiarPublication . Conceição, Sara Alexandra Pedreira Gomes da; Lopes, Sara MónicoA família tem sofrido ao longo dos anos diversas transformações, no entanto não deixa de ser o suporte para o desenvolvimento integral e equilibrado de uma criança ou jovem, mas derivado a situações de crise, mais ou menos graves, que abalam a estabilidade e o bem-estar do agregado familiar, estas podem, de forma frequente ou ocasionalmente, ser geradoras de vulnerabilidades, impedindo o sistema familiar de responder às necessidades afetivas, físicas e sociais para com as crianças e jovens. As entidades de primeira linha (instituições particulares de solidariedade social, centros de saúde, escolas etc.) surgem na sociedade com um papel de prevenção e transformação, de apoio, de superação das dificuldades e potenciação dos recursos existentes. Neste sentido, Eu e Tu Somos Nós: Intervenção Familiar, apresenta-se como uma proposta de um projeto de intervenção social nos Concelhos de Óbidos e Bombarral, onde este tipo de abordagem é inexistente e na opinião de alguns técnicos constitui uma lacuna. Assim sendo, a referida intervenção social pretende ser um serviço especializado, no domicílio das famílias que apresentem disfuncionalidades na dinâmica familiar, dificuldades ou ausências de regras e limites, indispensáveis para o crescimento equilibrados dos menores, com o propósito de realizar uma intervenção concertada e articulada, com estratégias de capacitação das famílias, bem como um serviço de prevenção e resolução de conflitos familiares, que advenham de rutura conjugal (separação, divórcio ou conflitos) e que possam colocar a criança ou o jovem em situação de risco. Como entidade promotora foi escolhida uma Instituição de Solidariedade Social (IPSS) – Casa do Povo do Concelho de Óbidos.
- Cinoterapia - sem stressPublication . Cardoso, Daniela Alexandre Fernandes Freitas; Santos, Rui Miguel DuarteA cinoterapia é uma terapia facilitada por cães com objetivos terapêuticos e educacionais, no qual estes são a ponte entre o utente e o mediador, permitindo assim que se trabalhe com o utente para a transformação do “eu”. Sendo a cinoterapia um dos ramos da terapia assistida por animais (TAA) que considera o animal parte integrante de um processo de tratamento, promovendo o bem-estar físico, social, emocional e cognitivo dos indivíduos. Os indivíduos portadores de stress pós-traumático revelam comportamentos de frustração, tensão e conflito que estão associados a situações traumáticas e que dificultam a criação de laços, coesão social e respetiva inclusão. Neste sentido estamos perante indivíduos com uma baixa autoestima, autoconceito e autoimagem, sendo por isso necessário trabalhar com o indivíduo, promovendo mudanças e transformações fulcrais da pluralidade do “eu” que promovem e valorizam a condição do Homem através da mediação. (Vieira,2011) O projeto cinoterapia- Sem Stress” foi criado e implementado, numa perspetiva de intervenção em que o cão é a ferramenta e o meio de trabalhar com o indivíduo e no qual o mediador é o tradutor das mensagens que se vão captando, no sentido de responder à questão que se segue, “Quais os contributos da cinoterapia em ex combatentes, portadores de stress pós-traumático, que frequentam a liga dos combatentes-núcleo de Leiria?”. Este projeto contou com a participação de três utentes da Liga dos Combatentes do núcleo de Leiria, duas familiares, duas técnicas da área da saúde e um técnico da área da cinoterapia. Contudo, a implementação da terapia teve lugar no jardim da casa do investigador, uma vez que a instituição escolhida não tinha espaço para o desenvolvimento das atividades. Apesar do projeto a nível teórico ter começado a setembro de 2017 e terminado a setembro de 2018, é de salientar que houve uma grande evolução de janeiro a fevereiro de 2018 uma vez que se conseguiu implementar as atividades que integravam a cinoterapia. Aquando da análise das informações recolhidas através dos instrumentos aplicados, designadamente a observação participante, trabalho de campo, entrevistas focus group e entrevista exploratória, foi possível obter constatações decorrentes da v investigação, associadas à metodologia adotada de Investigação-Ação. Neste sentido, os resultados finais vão ao encontro da importância atribuída à cinoterapia, olhando para ela como uma intervenção mediadora no qual os indivíduos durante a sua implementação conseguem transformar-se e trabalhar os seus conflitos intrapessoais e interpessoais, melhorando assim a sua autoestima, autoconceito, autoimagem, confiança e em simultâneo valorizando-se.