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- Stock market liquidity impact on economic developmentPublication . Silva, Tiago Miguel Santos; Febra, Ligia Catarina Marques; Fernandes, Maria Eduarda da Silva TeixeiraEste trabalho analisa a relação entre a liquidez do mercado de capitais e o desenvolvimento económico dos países, que ultimamente tem sido alvo de interesse de vários investigadores por se considerar que a liquidez do mercado de capitais tem um impacto considerável no desenvolvimento económico de um país. No entanto, todos os estudos conhecidos utilizam apenas no crescimento económico como proxy para o desenvolvimento económico, em vez de se aplicar um índice composto por várias dimensões de forma a representar o verdadeiro desenvolvimento económico de um país. Assim, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para este ramo da literatura, utilizando o Índice de Desenvolvimento Humano como proxy para o desenvolvimento económico. A liquidez do mercado de capitais foi calculada com base na medida de iliquidez de Amihud (2002), que é atualmente uma das medidas mais fidedignas desta área. O estudo foi realizado com base numa amostra ampla e diversificada, contando com 59 países. O período amostral compreende-se entre 1990 e 2015, sendo os dados de frequência anual. Primeiro foi testada a correlação entre a liquidez e o desenvolvimento económico de cada país utilizando o teste não-paramétrico de correlação de Spearman. De seguida foram aplicados os modelos de regressão pooled OLS e de efeitos fixos ou aleatórios, sendo posteriormente escolhido o modelo mais adequado através dos testes F, Breusch-Pagan e Hausman. Quando analisados individualmente, a maioria dos países apresenta uma correlação positiva entre a liquidez do mercado de capitais e o desenvolvimento económico, sendo consistente com a relação positiva estatisticamente significativa da amostra global apresentada pelos modelos regressivos. Dividida a amostra global pelo nível de desenvolvimento económico dos países e pelo período anterior e posterior à crise económica de 2008, verifica-se existir alterações estatisticamente significativas do impact da liquididez no desenvolvimento económico dos países. Somente os países em desenvolvimento apresentaram uma relação negativa estatisticamente significativa entre as duas dimensões analisadas, contrariamente ao esperado. No entanto, este resultado poderá estar relacionado com as maiores dificuldades na transação de ativos, diminuindo a liquidez e desacelarando o crescimento económico.
- O impacto da marca corporativa na rendibilidade, risco e liquidez das açõesPublication . Rodrigues, Maria do Carmo de Carvalho; Costa, Magali Pedro; Febra, Ligia Catarina MarquesA relação entre a marca corporativa e o desempenho das empresas tem sido alvo de crescente estudo ao longo dos últimos anos. Empresas com forte notoriedade apresentam uma maior probabilidade de manter um elevado e sustentado desempenho ao longo do tempo sendo, nesse sentido, importante analisar o impacto da marca na rendibilidade, risco e liquidez das ações. Contudo, verifica-se que a literatura existente sobre a relação entre a marca corporativa e a liquidez das ações das empresas é escassa, pelo que se pretende, com o presente estudo, colmatar uma lacuna existente na literatura. Com o intuito de estudar a influência da marca corporativa na rendibilidade anormal, no risco sistemático e na liquidez anormal das ações, estimámos um modelo baseado em dados de mercado, tendo sido utilizados dados em painel que incluem 48.077 observações, entre 2007 e 2017, de uma amostra de 367 empresas relativa a 14 países e 9 indústrias. Os resultados obtidos indiciam, contrariamente ao esperado, que as empresas mais valiosas experienciam rendibilidades anormais inferiores quando comparadas com as empresas menos valiosas, os quais podem, potencialmente, advir do ajustamento instantâneo dos preços das ações destas empresas. Relativamente ao risco sistemático, verificamos que, quando aplicado o modelo de Fama-French (1993), os resultados evidenciam que as empresas mais valiosas experienciam um menor risco. Este resultado pode ser justificado pelo facto da notoriedade da marca contribuir para a manutenção dos cash flows gerados, e, consequentemente, para a redução do risco das ações destas empresas. Analisando o impacto da marca corporativa na liquidez das ações das empresas, verificamos que as ações das empresas mais valiosas experienciam uma maior liquidez anormal quando comparadas com as ações das empresas menos valiosas. Esta evidência pode resultar do facto da marca corporativa contribuir para o aumento da notoriedade e visibilidade das empresas nos mercados.