Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- SeaWalking PenichePublication . Vitorino, Catarina Amaro; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida Cravo; Gomes, Conceição Ilda da SilvaPeniche, uma pequena cidade que já foi ilha, tem-se tornado um destino turístico muito procurado para a prática do surf e de outros desportos náuticos. Além de excelentes ondas e praias galardoadas, a cidade tem uma beleza natural impar e uma série de recursos histórico-culturais para explorar. No entanto, as ofertas da cidade não são muito variadas o que pode diminuir a sua atratividade. A procura por produtos inovadores para oferecer aos turistas e atividades para os residentes originou esta ideia, a SeaWalking Peniche: visitas guiadas no concelho de Peniche. Este serviço pretende amenizar os efeitos da sazonalidade e prolongar a estadia dos turistas na cidade. No decurso deste projeto será desenvolvido o conceito em análise e um estudo de mercado com o âmbito de perceber se o negócio será viável. A confirmação da viabilidade e do interesse por parte dos inquiridos iniciará um plano de negócio em que a empresa planeia como entrar no mercado através da promoção. Finalizará com um plano financeiro. Aliada ao turismo sustentável e a um estilo de vida saudável, a SeaWalking Peniche promete ser um serviço diferente de todos os outros já existentes na cidade. Um serviço completo e, acima de tudo, um serviço capaz de oferecer uma experiência inesquecível do início ao fim mostrando o que de melhor a cidade tem para oferecer, que muitas vezes vai para além do que está à vista e caberá aos guias turísticos proporcionar um elevado grau de satisfação nos turistas que guia. Estes fatores farão da SeaWalking um negócio inovador e de sucesso
- Cardiorespiratory physiotherapy as a career choice-perspective of students and physiotherapists in PortugalPublication . Marques, Alda; Oliveira, Ana; Machado, Ana; Jácome, Cristina; Cruz, Joana; Pinho, Tânia; Hall, Andreia; Alvelos, Helena; Brooks, DinaWe investigated Portuguese physiotherapy students' and physiotherapists' (1) perceptions of cardiorespiratory physiotherapy (CRP); (2) factors that influenced their decision to pursue a career in CRP; and (3) suggestions to develop CRP. Online surveys were disseminated to final year students and physiotherapists. A number of 189 students (mean age 23 [SD 6] years; 78% ♀) and 375 physiotherapists (mean age 31 [SD 8] years; 78% ♀) participated. Students' opinions about CRP were positively influenced by lecturers (n = 112, 69%), clinical experiences (n = 110, 68%), and scientific evidence (n = 93, 57%). Only 13% of students were "extremely interested" in specializing in CRP. Interest in the area and clinical exposure were the main factors influencing students to pursue a career in CRP. A percentage of 15 of responding physiotherapists were working in CRP. Their decision to pursue a CRP career was most influenced by their interest in the area (n = 37, 67%) and opportunity to work in acute settings (n = 31; 56%). Main suggestions to develop CRP were (1) include placements in CRP; (2) emphasize health promotion within the curriculum; and (3) develop CRP skills in broader contexts and training. Strategies focusing on changing the curriculum, increasing exposure to CRP, providing good mentorship, developing health promotion activities, and creating postgraduate courses may increase the attractiveness for CRP.
- O impacto das férias na esperança, bem-estar e florescimento do doente oncológico - programa de férias de recuperação para doentes oncológicosPublication . Chagas, Marcelo Alexandre Silva; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraApesar de o cancro ser uma área bastante estudada na procura do tratamento e mecanismos de prevenção, ainda há poucos estudos relacionados com o envolvimento do doente oncológico em atividades de férias. Este trabalho pretende saber quais os mecanismos promotores de esperança, bem-estar e florescimento pessoal mais adequados para os doentes que tenham já ultrapassado a fase de tratamento. O crescimento do turismo vem cada vez mais justificar a necessidade do setor se reinventar e de apostar na sua sustentabilidade. As segmentações do Turismo de Saúde foram estudadas tendo em conta a perspetiva do Turismo de Bem-estar e de Turismo Médico numa ótica holística e de reabilitação, respetivamente. Após o diagnóstico da doença há um envolvimento diferente no planeamento de férias, desde a escolha dos destinos às atividades a participar, dependendo do estado físico e psíquico do doente. A resposta varia de pessoa para pessoa, fazendo com que as atividades deste programa de férias de recuperação tenham de se adequar às suas motivações e necessidades. Haverá, portanto, uma aproximação aos conceitos do Turismo Acessível, permitindo a pessoas com necessidades de acesso, mobilidade ou dimensões cognitivas, funcionarem de forma independente através da disponibilidade universal de produtos, serviços e ambientes. A pesquisa de agentes na região Centro de Portugal relacionadas com o Turismo Acessível foi importante para se perceber a intenção em se apostar neste mercado diferenciador para incentivar e desenvolver a economia local. Os redutores de stress, a recuperação da paz interior, a remoção de barreiras físicas e emocionais para ativar o potencial de cura do corpo promovidos por terapias complementares e implementadas num território sensível em apostar nos turistas com necessidades especiais é o contributo que este projeto quer dar para ajudar a ultrapassar o sofrimento emocional e diminuir as consequências da tragédia que se abateu sobre a vida do doente oncológico.