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- Avaliação dos requisitos para a implementação do referencial BRC Food Safety numa industria de produtos de padaria, gelataria, pastelaria, croissanteria e sobremesas ultracongeladosPublication . Gramaça, Ana Isabel Nunes; Ganhão, Rui Manuel ManetaA crescente preocupação das empresas com a qualidade e segurança alimentar dos seus produtos e as exigências de mercados internacionais reforçam a necessidade de implementação de referenciais específicos. Neste sentido surge o objetivo deste trabalho, que consistiu na preparação de uma empresa produtora de produtos de padaria, croissanteria, sobremesas, gelados e pastelaria ultracongelados para a certificação na norma BRC Food. Numa etapa inicial procedeu-se à contextualização dos Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, nomeadamente a sua evolução e comparação dos principais Sistemas reconhecidos pelo GFSI. Numa segunda fase, realizou-se uma interpretação do referencial BRC Food, de forma a compreender a sua estrutura e metodologia de certificação. Numa terceira fase foi efetuada uma análise ao Sistema de Gestão da Segurança Alimentar da empresa para aferir o grau de cumprimento relativamente aos requisitos do referencial BRC Food. Esta verificação incidiu sobre as infra-estruturas, a documentação, os procedimentos e práticas da empresa. Pelo facto de a empresa não reunir as condições mínimas para a certificação, numa última fase foram estabelecidas as medidas corretivas que a empresa deve implementar para alcançar o sucesso numa auditoria de terceira parte com vista à certificação pelo referencial em estudo.
- Revisão do sistema - Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) numa empresa de carnes frescas e transformadosPublication . Marques, Lísia Alexandra da Costa; Ganhão, Rui Manuel Maneta; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO sistema Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) tem-se revelado uma ferramenta indispensável para a garantia da Segurança Alimentar, sendo atualmente aplicado em todas as empresas do sector alimentar. O seu desenvolvimento surgiu da necessidade em dar resposta às novas exigências legais da sociedade moderna e às crises alimentares ocorridas nas últimas décadas. Esta metodologia possui uma base científica e assenta numa abordagem sistemática baseada na análise e gestão de Pontos Críticos de Controlo. A sua implementação facilita o cumprimento de exigências legais e permite uma correta e eficaz gestão da Segurança Alimentar, de modo a garantir a inocuidade dos alimentos. O presente trabalho teve como objetivo rever o sistema HACCP numa indústria de carnes frescas e transformados permitindo obter produtos alimentares seguros. A necessidade de rever o sistema HACCP surgiu no seguimento de uma inspeção realizada por uma entidade fiscalizadora na área alimentar, nomeadamente a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que levantou um auto de não conformidades e entre as quais a referência à desatualização e inadequação do sistema HACCP. A necessidade de manter o Número de Controlo Veterinário (NCV), uma das exigências legais para o funcionamento e laboração da empresa de carnes frescas e transformados no sector alimentar, contribuiu para a urgente correção das não conformidades registadas pela DGAV.
- Creating a customer database to increase export potential for MD PlasticsPublication . Babenko, Iryna; Rodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes; Cipriano, NunoThis report is based on the internship made at MD Plastics, one of the companies in the MD GROUP. MD Plastics is a Portuguese plastic injection moulding company. Since 2002, this company has been implementing an expansion strategy though the exportation of plastic products for the automotive, food and construction markets to countries such as: Belgium, Poland, Spain, Germany, the Czech Republic, France among others. However, its primary focus has been on the automotive industry. In the present conditions of international trade, the relevant issue is how to increase export potential. In order to respond to this and to understand the potential market that was chosen by MD Plastics a customer database creation was suggested. This will allow the company to contact with potential customers and therefore create a positive impact on sales. The potential market includes: the Czech Republic, France, Germany, Italy and Spain. A study on the economy and trade of these countries was also made. This information was collected from secondary sources from 2010 to 2017.
- Credit managementPublication . Miguel, Joana Ruivo Carreira; Lisboa, Inês Margarida CadimaThis report is based on the internship activities performed at Umbelino Monteiro SA, to finish my International Business Master. The internship allowed me to have contact with the business reality. I have developed tasks in a period of approximately six months in the financial and commercial areas. All the activities and procedures used will be explained is this report. One of the activities that consumes most of the time and in which I tried to support the company, is related with credit management. Credit management is not a new theme, but is still relevant to each firm as it allows to reduce their risk. At Umbelino this relevance is not an exception, due to the higher number of customers from different countries. With the crisis of 2007/2008, Umbelino, like many firms, began to experience great difficulties regarding the receipt of customer’s credit. Several firms went bankrupt, leaving other companies in trouble and creating a snowball, which resulted in credit problems in most companies. For this reason, credit management theme is addressed in this paper. Moreover, the specific case of the company in question is analyzed, and some suggestions for improvement are presented. Umbelino uses monthly analyzes and credit insurance, in order to minimize the risk assumed. Although the firm lacks sufficient human resources to devote more to this issue and to use all the tools that the company already has available.