Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- RAS system and ecotoxicologyPublication . Pimparel, Inês Carvalho; Lemos, Marco Filipe Loureiro; Deguara, SimeonEste estágio foi realizado na AquaBio Tech Group (Malta), uma empresa europeia dedicada à aquacultura e à biotecnologia, com o intuito de completar o Mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria. A biotecnologia e a aquacultura têm contribuído para o progresso e para a melhoria da produção de peixes durante anos. A empresa AquaBio Tech Group é capaz de integrar essas áreas de forma a maximizar os seus serviços. A empresa está localizada em Mosta (Malta) e opera de forma sustentável utilizando sistemas de circulação (RAS) para manter as espécies de aquacultura. Em colaboração com várias empresas e instituições, a AquaBio Tech Group está envolvida e apoia o desenvolvimento de projectos internacionais de investigação. O presente relatório de estágio divide-se em duas partes as quais duraram 6 meses. Durante os primeiros três meses, o estágio ocorreu nas instalações de aquacultura onde foram apreendidos e aperfeiçoados procedimentos básicos e avançados necessários ao trabalho em aquacultura.A segunda parte do estágio (últimos três meses) foi realizada no laboratório de ecotoxicologia para aprofundar e desenvolver conhecimento em ensaios realizados na empresa. Foi realizado um ensaio laboratorial com a intenção de desenvolver um modelo ecotoxicológico com embriões de dourada, Sparus aurata, para a realização de testes agudos de toxicidade com embriões de peixe (Fish Embryo Acute Toxicity Test, FET). O estágio visou aprofundar conhecimentos teóricos adquiridos durante o processo académico, desenvolver competências profissionais e compreender as oportunidades do mercado de trabalho
- Effect of three artificial diets on the gonadal development of the sea urchin Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816)Publication . Santos, Pedro Castelo Filipe Moreira dos; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Ferreira, Susana Margarida de FreitasO ouriço-do-mar Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816) distribui-se ao longo do Mar Mediterrâneo, Mar Adriático e Costa do Atlântico Nordeste, incluindo a costa de Portugal. As gónadas vermelho-alaranjadas, de alto valor de mercado, são consideradas uma iguaria, especialmente em França, Espanha, Itália e Grécia. Nas últimas décadas, a apanha intensiva tem resultado no colapso de várias populações, sendo agravado pelas suas baixas taxas de crescimento. Logo, a aquacultura comercial desta espécie, aliada à investigação científica, são cruciais para compensar o desequilíbrio entre a procura e oferta, permitindo a recuperação dos stocks. Tem sido estudado o uso de rações artificiais para a nutrição dos ouriços-do-mar, de forma a obter gónadas de qualidade, com aceitação de mercado ao longo de todo o ano e de forma rentável. Devido aos constrangimentos ambientais e económicos relativos ao uso de farinha e óleo de peixe em rações, existe a necessidade de encontrar produtos alternativos para o P. lividus, enquanto espécie herbívora, nomeadamente produtos ou subprodutos hortícolas. Neste estudo, de forma a determinar o efeito de diferentes dietas no crescimento somático e no crescimento gonadal, cor e estado reprodutivo das gónadas do P. lividus, foram desenvolvidas três dietas, usando agar como agente aglutinante: milho e espinafre (A); milho, espinafre e macroalga Laminaria digitata (B); milho, espinafre e abóbora Cucurbita maxima (C). Os indivíduos foram inicialmente submetidos a um período de jejum de 30 dias e o ensaio de alimentação durou 90 dias, com registo diário das taxas de ingestão. As dietas tiveram boa aceitação, sendo a dieta C a mais consumida (6,21 ± 1,63 g dia-1 indivíduo-1). Os resultados foram heterogéneos em todos os parâmetros, comparando as três dietas. A dieta B foi a que mais promoveu o crescimento somático, relativamente ao diâmetro da carapaça (1,2 mm mês-1) e peso húmido total (79,9 mg ind-1 dia-1). Pelo contrário, a dieta C, e particularmente a dieta A, foram as que mais promoveram o crescimento das gónadas. Os indivíduos da dieta A apresentaram um índice gonadossomático médio final de 9,07 ± 2,39%, tendo iniciado com um índice médio estimado de 3,33 ± 0,02% após o jejum. Enquanto as dietas A e C promoveram um desenvolvimento acentuado do ciclo gametogénico (66,7% e 46,7% dos indivíduos com gâmetas maduros, respetivamente), a dieta B resultou numa progressão mais lenta do ciclo reprodutivo, mais apropriado para o consumo. A análise da cor das gónadas confirmou uma diferença significativa entre géneros e também, a eficácia da dieta C e da abóbora C. maxima como intensificadores da cor das gónadas.
- Study on water-assisted injection molding technologyPublication . Ravikumar, Viveganandan; Simões, Fábio Jorge PereiraThis report comprises of a detailed presentation and analysis of the internship that is done at Moldetipo. The areas that are described and discussed in detail include, injection molding, various processes used in making a mold, defects in a mold and defects in part . It also analyses the technology of Water Assisted Injection Molding. This report starts by explaining injection molding and injection molding machines, followed by parts of a mold and different process involved in manufacturing a mold. This report also comprises of case study of Water Assisted Injection Molding (WAIM) and the void formation in the parts of WAIM machined. Also, a case study about different parameters that affect the WAIM process.
- Sistema automático em moldes para injeção (SAMI)Publication . Souza, Fabrício Aparecido Pires de; Ribeiro, Eliseu Manuel Artilheiro; Ruivo, MarcoO presente relatório de projeto tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido referente a conceção de um sistema de controlo e monitorização de apoio ao processo de injeção de plástico em moldes. O projeto foi realizado para a empresa SpeedTurtle - High Precision Machining, Engineering, Plastic Injection Tools, situada no concelho da Batalha, Leiria em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. O sistema de controlo e monitorização será responsável por comandar todo o processo de transformação da peça extraída do molde até o seu armazenamento e monitorizar de forma remota os parâmetros mais relevantes do processo de injeção e transformação da peça. É utilizada a plataforma de gestão de redes remotas SINEMA Remote Connect da Siemens AG AG, que permite a gestão de até 1024 dispositivos remotos através de ligações móveis VPN (Virtual Private Network) 4G, indo de encontro com as necessidades da empresa em termos de monitorização remota de parâmetros. Numa primeira fase iniciou-se o estudo das tecnologias envolvidas nos processos de injeção, como sensores utilizados, componentes principais do processo de injeção (máquina de injeção, molde de injeção), sistemas de monitorização já desenvolvidos e as redes públicas virtuais, VPNs. Numa segunda fase iniciou-se a elaboração dos fluxogramas do processo de automatização do ciclo principal e aquisição dos sinais dos sensores analógicos, criação dos Grafcets (Graphe Fonctionnel de Commande, Étapes Transitions) em simultâneo com a escolha dos equipamentos necessários, programação do controlador S7-1200, criação da página Webserver para monitorização remota e envio de dados para o servidor SINEMA. O sistema foi testado em ambiente de simulação com recurso ao software Tia Portal e PLCSim V13 e a página Webserver com recurso à um autómato S7-1200 real e o envio de dados para o servidor SINEMA com recurso ao software SocketTest simulando a conexão cliente-servidor. As configurações finais e testes servidor SINEMA serão realizadas aquando da fase de implementação prática do sistema na empresa.
- Otimização de técnicas reprodutivas do ouriços-do-mar Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816) em aquaculturaPublication . Ramos, Rodolfo Miguel de Morais; Ferreira, Susana Margarida de Freitas; Pombo, Ana Margarida Paulino ViolanteNeste estudo avaliou-se a disponibilidade de ouriços-do-mar Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816) reprodutores selvagens, na região de Peniche (Portugal), de outubro/2016 a junho/2017. Mostrou-se ser possível obter gâmetas, mesmo fora da época reprodutiva desta espécie. No entanto, a época mais favorável para uma produção de larvas será em março, abril e maio, quando se obteve uma maior percentagem de indivíduos reprodutores e uma maior produção de gâmetas por indivíduo. O presente trabalho avaliou também algumas técnicas para otimizar a reprodução de P. lividus em cativeiro, de forma desenvolver protocolos que possam ser úteis à sua produção em aquacultura, ou mesmo em ensaios de investigação científica. Procurou-se estabelecer uma proporção adequada entre espermatozoides e oócitos, sendo que 500:1 será o mínimo recomendável. Com esta proporção de gâmetas obteve-se uma taxa de fecundação mais eficaz (97%), com um reduzido número de oócitos não fecundados e maior abundância de embriões mais desenvolvidos. Por outro lado, a remoção dos embriões do meio onde se efetuou a fecundação, produziu uma maior quantidade de P. lividus ao fim de 12 horas, após a introdução dos gâmetas, do que às 24 horas. A crivagem de embriões e larvas não causou mortalidade diferencial, comparativamente à decantação da água dos meios de cultivo. Pelo que a filtração, com recurso ao uso de crivos, será adequada e eficaz para processos de rotina em aquacultura, auxiliando nos procedimentos de renovação de água e na manutenção da sua qualidade. O cultivo de embriões e larvas P. lividus, até ao estádio de larva pluteus com 4 braços, foi bem-sucedido com uma temperatura de 18 C e salinidade 35,0. Todavia, o desenvolvimento de P. lividus foi mais rápido a 23 C 35,0, apesar de se ter verificado uma maior mortalidade, provavelmente em consequência da falta de fornecimento de alimentação exógena. A fecundação e desenvolvimento embrionário de P. lividus foram inibidos a salinidade 25,0, em ambas as temperaturas de 18 e 23 C.