Browsing by Issue Date, starting with "2015-10-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Betões com incorporação de agregados cerâmicos recicladosPublication . Pinto, Celso Rafael Frias; Fernandes, Paulo Alexandre LopesObserva-se atualmente uma preocupação crescente com a preservação dos recursos naturais, a gestão e controlo da sua extração do meio ambiente. A crescente produção de resíduos de construção e demolição (RCD) e os constrangimentos ambientais que isso acarreta, é cada vez mais um problema com proporções a nível mundial. A vontade de contribuir com uma solução para este problema originou a realização deste estudo, focado na avaliação da viabilidade da reutilização dos RCD cerâmicos como agregados no fabrico do betão. A literatura já existente sobre o fabrico de betão com RCD cerâmicos, revelou que os agregados reciclados cerâmicos (ARC) quando substituídos em grande quantidade no betão, originam uma diminuição na resistência do betão, quando comparado com um betão constituído apenas com agregados naturais (AN). Contudo existe uma lacuna na literatura no que respeita a betões realizados com substituição abaixo dos 25% de AN por ARC. Nesta dissertação realizou-se um estudo experimental destinado a apresentar a trabalhabilidade e a resistência à compressão de betões, quando estes são realizados com uma substituição de ARC de 10, 15% e 20% nos AN da sua composição. Os resultados deste estudo mostraram que betões com incorporação de ARC com taxa de substituição de 20% e associados a uma relação água/cimento calculada com base em três critérios, apresentam bons valores, tanto quanto à trabalhabilidade como à resistência à compressão. Estes resultados permitiram concluir a viabilidade da utilização em obra de betões com ARC como substitutos do betão convencional. Este estudo tem uma contribuição teórica e prática para a área de Engenharia Civil.
- Impacto da acidificação dos oceanos no desenvolvimento embrionário e larvar de peixes marinhosPublication . Filipe, Soraia Alexandra Costa; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Faria, Ana Margarida da Silva; Ribeiro, Maria Laura BragaDevido à acumulação atmosférica de CO2 antropogénico, a pressão parcial de dióxido de carbono (ρCO2) na água do mar aumenta e o pH diminui. Atualmente, este processo conhecido como a acidificação dos oceanos, está a ocorrer a um ritmo mais rápido do que em qualquer outro momento dos últimos 300 milhões de anos, o que leva a um desafio ecológico para os organismos marinhos a nível mundial. Embora este processo afete significativamente mais os organismos marinhos que sintetizam exosqueletos de calcário ou conchas, ainda não está claro como este processo irá afetar organismos calcificados internamente, tais como peixes marinhos. Embora se pense que os peixes adultos são relativamente mais tolerantes a níveis elevados de CO2 ambiental, sabe-se muito pouco sobre a sensibilidade dos estágios iniciais de vida, que são geralmente mais vulneráveis às mudanças ambientais do que os juvenis e os adultos. Determinar que espécies marinhas são sensíveis ou tolerantes aos elevados níveis de CO2 e redução do pH é fundamental para prever os impactos da acidificação dos oceanos nas cadeias alimentares marinhas e nos ecossistemas nos próximos 300 anos. O presente estudo aborda o efeito da acidificação dos oceanos sobre os estágios iniciais de desenvolvimento de três espécies comercialmente importantes, Solea senegalensis, Diplodus sargus, Argyrosomus regius. Estas espécies foram sujeitas a diferentes níveis de pH e ρCO2 (pH 8.0, ~400 μatm; pH 7.8, ~1000 μatm; pH 7.6, ~2000 μatm) desde a fase do ovo até à abertura de boca. Os resultados deste estudo sugerem que a exposição das fases iniciais de vida de Solea senegalensis e Diplodus sargus a elevadas concentrações de CO2 podem levar a taxas de eclosão e crescimento reduzidas e taxas de sobrevivência e peso seco elevados. Quando comparado com os níveis atuais de ρCO2 (400 ppm), a exposição de embriões Argyrosomus regius a 1000 μatm aumentou a sua sobrevivência, crescimento e comprimento total ao fim de 3 dias após eclosão. Não se detetaram diferenças significativas entre tratamentos no que respeita à organogénese e às dimensões e morfologia do ovo. De uma forma geral, este estudo parece indicar que Diplodus sargus e Solea senegalensis são substancialmente mais suscetíveis aos efeitos fisiológicos da acidificação dos oceanos do que Argyrososmus regius que está presumivelmente melhor adaptada às variações das condições ambientais, devido ao seu rápido desenvolvimento e ampla distribuição geográfica.
- Carbon nanotubes in electrospun polyethylene oxide nanofibres: A potential route to conducting nanofibresPublication . Nazhipkyzy, M; Mohan, S D; Davis, F J; Mitchell, GeoffreyPolyethylene oxide solution containing multi-walled carbon nanotubes have been electrospun onto a rotating collector to produce highly aligned arrays of electrospun nanofibers ranging in diameters from (200 - 360) nanometres. The addition of a surfactant (Triton X-100) is highly effective in dispersing carbon nanotube within an aqueous solution of polyethylene oxide and the resulting mixture can be electrospun without excessive clumping to produce nanofibers containing high loadings of nanotubes; in this case up to 5% wt thereby providing an effective route to electrically conductive nanofibres.