Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Condução autónoma – desenvolvimento de um robô para navegação num ambiente rodoviário à escalaPublication . Neto, Bruno Batista; Castro, Hugo Filipe Costelha de; Neves, Carlos Fernando Couceiro de SousaDesde sempre que a tecnologia tem procurado ajudar, complementar ou mesmo substituir o ser humano em todas as suas tarefas e necessidades mais tediosas e/ou perigosas. A indústria automóvel é das que mais investe na investigação e desenvolvimento desta área, procurando desenvolver viaturas inteligentes, baseados em condução autónoma que ajudem o ser humano enquanto condutor, seja ao nível do conforto como da segurança. Em Portugal, no Festival Nacional de Robótica, existe uma prova onde se aplicam conceitos de decisão, controlo e visão para a condução autónoma num ambiente à escala. É com este conceito em mente que se executa este projeto, com a intenção de construir um veículo à escala, com direção de Ackerman, com a capacidade de se conduzir sem a intervenção ou controlo humano, que possa ser também utilizado na referida prova de competição. O projeto criado é baseado num sistema de controlo de baixo nível, responsável por controlar a velocidade, direção e travagem do veículo, sob comando de um sistema de alto nível baseado em visão computacional. O sistema desenvolvido foi testado, com sucesso, numa fase preliminar na prova a que se destinava. A versão atual do veículo inclui duas câmaras (uma delas móvel) para aquisição de informação múltipla, e codificadores nas rodas para um controlo mais preciso da velocidade do veículo.
- Análise e otimização de viagens rodoviáriasPublication . Areia, João Carlos Portela; Rúben, Rui Miguel Barreiros; Siopa, Jorge Miguel PeraltaO Trabalho de seguida apresentado fundou-se num objetivo que passava por provar a grande relação entre o estilo de condução e os valores de consumo de uma viatura num determinado trajeto, sendo que, para isso, foi necessário criar ferramentas que permitissem extrair, analisar e otimizar dados de viagens. Durante este trabalho, foi criado uma ferramenta que permite extrair dados de posição, tempo, velocidade, aceleração e azimute de um ficheiro GPX. A estes dados, também foram aplicados métodos para corrigi-los e facilitar a sua respetiva análise. Nomeadamente, foi desenvolvido um algoritmo para o cálculo de distância entre pontos de latitude e longitude, e foi criado também, um método que possibilita o cálculo do raio e ângulo das curvas do trajeto. Durante este trabalho, criou-se também métodos de otimização de certas variáveis de um trajeto. As otimizações criadas tinham em vista racionalizar o estilo de condução, sendo que, os resultados destas otimizações demonstram a relação entre certas variáveis e o consumo. Por fim, também foi criado um programa que engloba algumas funções criadas no trabalho, como a extração de dados do ficheiro GPX e cálculo do consumo. Este programa permite aceder a várias funções de um forma mais cómodas e simples.
- Segurança e proteção de infraestruturas críticas do setor energéticoPublication . Ferreira, Hugo Miguel Pereira; Galvão, João Rafael da Costa SanchesNos últimos anos com a ocorrência cada vez mais frequente de eventos naturais e terroristas, estes conduzem a sociedade global a encarar esta nova realidade, e à necessidade em identificar e proteger o seu modelo energético, assim como as suas infraestruturas críticas, porque caso existisse a sua destruição ou disrupção, teriam um impacto direto na vida dos cidadãos, que estão cada vez mais dependentes do setor energético. Neste novo século a segurança energética tem vindo a tornar-se num desafio de constante crescimento, e na procura de modelos energéticos sustentáveis. Os riscos globais ao abastecimento energético da Europa e de Portugal, em particular, têm sido pautados pela instabilidade, resultante da assimetria na repartição das reservas de petróleo e gás natural, potenciada pela turbulência verificada em várias regiões produtoras. O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre a segurança e proteção de infraestruturas críticas do setor energético, nomeadamente no que refere à segurança de abastecimento. Procura fazer uma análise global das infraestruturas e importações dos recursos energéticos fósseis, bem como das energias renováveis endógenas em Portugal. Serão analisados os fatores de risco associados aos fornecedores energéticos nacionais e apreciados possíveis cenários de estratégias de segurança energética, numa perspetiva de longo prazo. Também será abordada a nova legislação nacional relativa ao autoconsumo, perspetivando-se que possa impulsionar uma mudança de paradigma, por forma a contribuir para a segurança e sustentabilidade energética.
- A contabilidade de custos nas autarquias locais: o caso da Câmara Municipal de PombalPublication . Pascoal, Ivone Cândida; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroCom a aprovação do POCAL e a sua entrada em vigor, as autarquias locais ficaram obrigadas a implementar um sistema de contabilidade de custos. A implementação da contabilidade de custos é vantajosa para as autarquias locais, pois permite-lhes obter informações relacionadas com os custos que ajudam os gestores nas suas tomadas de decisão. O sistema de contabilidade de custos tem como finalidade contribuir para a melhoria do processo de tomada de decisão, nomeadamente nas questões relacionadas com a determinação dos preços e das taxas, mas também através do controlo dos custos. Atualmente, as autarquias locais deparam-se com algumas dificuldades financeiras, pelo que a escassez de recursos financeiros se mostra uma realidade tendo em consideração o acréscimo das necessidades que são verificadas ao longo do ano. Assim, a implementação de um sistema de contabilidade de custos mostra-se de extrema importância, pois permite imputar os custos às funções que os consumiram e perceber quais as funções que não se estão a mostrar rentáveis, mas também ajuda na fixação de tarifas e preços de bens e serviços. Desta forma, a elaboração deste relatório de estágio permite, por um lado, descrever o funcionamento de um sistema de contabilidade de custos e o seu enquadramento e, por outro lado, perceber como é que o sistema se encontra implementado no município de Pombal.