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- Sistema Lean Management aplicado ao F&B das Pousadas de PortugalPublication . Simões, Luis Manuel Cantadeiro; Almeida, Paulo Jorge SantosA presente dissertação tem como temática o Lean Management, um sistema de gestão cuja principal premissa é a identificação e redução das atividades ou processos consideradas como desperdício e a criação de valor para o cliente e, consequentemente, para a organização. Como principal objetivo, pretendeu-se estudar a aplicabilidade do sistema de gestão Lean Management ao departamento de Food and Beverages das Pousadas de Portugal, Unidades que se encontram sobe gestão do Grupo Pestana. Para tal, realizou-se uma análise da literatura existente em torno da temática, de forma a compreender os seus princípios e de que forma poderia ser adaptada à Hotelaria, especificamente ao departamento de F&B. Abordou-se ainda os 3MU’s, os 7 desperdícios (7W), o Toyota Production System (TPS) e o Just-In-Time (JIT). É proposto o conceito Lean F&B, que tem como base os princípios do Lean Thinking, adaptados à especificidade do F&B. No que concerne à metodologia, foi utilizado o questionário de satisfação que o Grupo Pestana envia ao cliente após a sua estadia na Pousada, trabalhando assim dados reais e que nos permitiu identificar cinco principais problemas causadores de desperdício. Na discussão de resultados é apresentado um plano de ação para cada problema identificado, de forma a colmatar os mesmos, aumentar o grau de satisfação do cliente e contribuir para a criação de valor para todos os stakeolders. Concluindo, é possível aplicar o sistema de gestão apresentado ao departamento de F&B das Pousadas de Portugal, seguindo o conceito Lean F&B. Apesar de ser um sistema que foi desenvolvido para responder às necessidades da produção de produtos, também aos serviços é aplicável, tendo que encontrar a forma mais adequada de o realizar.
- O relatório anual do Banco BIC, S.A. (Angola) e o Banco BIC Português : uma abordagem do género no estudo de dimensões culturaisPublication . Pinheiro, Ricardo José António; Silvestre, Maria Carminda BernardesA cultura dos países é um dos fatores fundamentais na esfera dos negócios, nomeadamente os internacionais. Esta temática tem vindo a ser tratada com alguma regularidade em diversas áreas. O principal objetivo da presente dissertação consiste em identificar semelhanças e/ou diferenças culturais entre Angola e Portugal, mediadas pelo Relatório Anual do Banco BIC, S.A. (Angola) e o Banco BIC Português. Assim, foram colocadas duas perguntas de investigação: (i) partindo do género textual – relatório anual – como são mediados os valores culturais nos dois contextos de cultura?; (ii) a partir da mensagem do PCA, que semelhanças e diferenças são identificadas nas variáveis de registo? As respostas a estas questões permitiram-nos obter resultados que sugerem que Angola e Portugal são culturalmente semelhantes; apresentando contudo evidência de diferenças, segundo as dimensões culturais de Geert Hofstede. O trabalho desenvolvido é considerado um estudo de caso, tendo sido adapta uma abordagem de natureza qualitativa, sustentada, em parte, por frequências quantitativas através do auxílio do programa informático WordSmith Tools (WST), versão 4 (Scott, 2004). Esperamos que os resultados deste estudo possam trazer contributos significativos ao desenvolvimento dos trabalhos inscritos em abordagens tradicionais na área da gestão e dos negócios internacionais pela interseção com outras áreas. Simultaneamente, esperamos ter contribuído para um melhor conhecimento das duas realidades socioculturais pela via do uso da linguagem materializada nos dois contextos.
